:: nós

Nesse eterno e estranho gira-mundo, as histórias vão sendo escritas por uns e apagadas por outros. O FIM nasceu sem ser FIM, o primeiro nome cogitado era algo que minha turva lembrança julga ser próximo de: "Festival de cinema experimental de Macapá", conversa vai, conversa vem, a ideia começou a empolgar os empolgados e não tardou a sair do Campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá e circular pelos ambientes controversos da cidade.

A equipe foi crescendo, as ideias surgindo, até que alguém deu a boa e velha sugestão: "vamos reunir". Ordem dada, entramos naquele interminável ciclo de reuniões que parece nunca dar em nada. Resultado: surgiu o FIM.

Forjado o nome, o resto foi mais ou menos acontecendo como um dia após o outro. O sentido de FIM, toda a carga simbólica que traz a palavra, foi contaminando as pessoas e suas ideias. A  opção por ser paralelo, marginal, experimental, independente (pelo menos gostaríamos de ser assim) foi algo que não estava muito claro no plano "A", mas acabou sendo o caminho mais viável para a implementação de maneira "pé no chão" da proposta. Ou seja, vivas ao plano "B".

Agora estamos, leitor, em algum dia de novembro de 2004. A ideia inicial era começar a brincadeira em outubro, nada deu certo. Em novembro: nada deu certo, de novo. Eis que depois de idas e vindas, curvas e retas, chegou o natal...

A ideia por si só era idiota: realizar um evento que decididamente não tem nada a ver com a atual simbologia do natal - em dezembro e sem dinheiro. Como é o nome do filme? Surge o Festival de Imagem em Movimento, que foi se metamorfoseando até passar a se denominar Festival Imagem-Movimento. 

2004, 2015, 2021... Alguns anos, muitas histórias, des/construções e escoriações... Mas, não se emocione, isso não é um final feliz. Aliás, me diz uma coisa: o que começa pelo FIM terminará como? 

:: equipe do FIM


Alexandre Brito Pereira


Graduado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo (UFPA), especialista em Artes Visuais (Senac) e mestre em educação (UFRRJ). Professor dos cursos de Comunicação da Seama/Estácio  de 2005 a 2014. Foi gerente do Museu da Imagem e do Som do Amapá de 2013 a 2015. Atua como instrutor de fotografia desde 2016 e na equipe do Festival Imagem-Movimento desde 2004

Aline Antunes

 Graduada em psicologia. Atualmente trabalhando com bordado livre (@bordalhe) e brechó. Enquanto integrante do coletivo Espaço Caos Arte e Cultura e do Festival Imagem-Movimento—FIM, participou de produções artístico-culturais e audiovisuais, como por exemplo videoclipes de bandas amapaenses, coberturas, vídeo/fotográficas de projetos/eventos culturais.

Ana Carolina Almeida Chaves

32 anos. Formanda no curso de Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio de Macapá. Atua desde 2009 com produção de conteúdos para rádio, televisão, internet, assim como possui experiência em assessoria de comunicação, marketing digital e design gráfico. De 2015 a 2019, atuou na agência de clipping e checking de mídia, MídiaMix, com produção de clippings de rádio, tv e internet. Atualmente, trabalha na Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) onde desenvolve atividades nas áreas de fotografia, social media e produção de campanhas e peças publicitárias. É voluntária do Festival Imagem-Movimento (FIM) desde 2011, dando suporte remoto à equipe de comunicação do festival.

Beatriz Belo

Acadêmica de Jornalismo na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e artista visual. Fez parte da equipe do site Amapá no Mapa durante em 2018 e 2019 elaborando reportagens em texto e vídeo. Experiência com social media, fotojornalismo, assessoria de imprensa e comunicação e vídeo reportagem.

Carla  Antunes


Artista, agente cultural independente e educadora na secretaria de estado da educação do Amapá (SEED-AP). Membro da coordenação e curadoria do Festival Imagem-Movimento (FIM) e do Clube de Cinema (AP) desde 2010. Coordenou o projeto Minha Escola Criativa em 2019. Entre 2011 e 2016 fez parte dos coletivos Caos arte e cultura e Catita Clube. Possui experiência com realização audiovisual independente, projetos de cinema-educação e ações artístico culturais coletivas. Formação acadêmica: Licenciatura em Artes Visuais, especialista em gestão escolar e metodologias ativas.

Contatos e links: carlaantunesmcp@gmail.comhttps://www.facebook.com/carla.antunes.9469/abouthttps://www.flickr.com/photos/carlaantunes/ 

Ianca Moreira


Graduanda do curso de Licenciatura em sociologia na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Pesquisadora integrante do Laboratório de Estudos Etnográficos e Antropologia do Direito (LAET). Fotógrafa profissional desde 2015, fotografando principalmente manifestações políticas, artísticas e culturais. Membra do coletivo criativo de imagem e vídeo Tenebroso Crew, onde atua como videomaker e fotógrafa. Membra do Festival Imagem-
Movimento(FIM) desde 2015 onde exerce trabalhos ligados à produção, curadoria e comunicação. Ampla  experiência com comunicação social, gerenciamento de redes sociais e criação de conteúdo a partir de trabalhos prestados para organizações do terceiro setor da sociedade civil.

Ivanessa Gemaque


Artista Visual e Arte Educadora  .Graduada desde 2019, em Licenciatura Plena em Artes Visuais, na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).  Iniciei na fotografia através do curso no ano de 2015, tenho trabalhos de fotografias de festivais de arte que estão em catálogo. Possuo exposição coletiva de fotografia em galeria. Integrante do Coletivo Tensoativo, que organiza o Corpus Urbis que é um festival de performance/intervenção urbana desde 2015. Atualmente Fotografa Profissional e na equipe do Festival Imagem-Movimento desde 2019.

José Raimundo da Silva Brito 

 Ator e oficineiro de teatro(fata) 1984. técnico- eletricista  1989. professor de yôga. extensão Universitária. UFPA 1989 ,oficineiro de teatro nas escolas da rede municipal ano 1989 a 1993. Curso de educador social. educar a partir da rua (MNMMR) 1990. Educador social e professor de capoeira na FCRIA 1990 a 1992. Curso de eletricista predial SENAC 1998. curso técnico em hidráulica predial SENAC 1999. Curso técnico em administração  ecpgac ano 1986. Curso de refrigeração ESTAR CURSOS 2013 e estou no Fim desde 2010.


Kssiddy Weslley Graduando em Letras (UEAP), faz parte da coordenação do Clube de Cinema do FIM, é colaborador do Espaço Caos - Arte e Cultura, já realizou mostras em rede como Cinema pela Verdade.

Lívia Almeida



Graduada em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, fui membro da coordenação do cineclube Clube de Cinema. Coordenadora da equipe de comunicação do Festival Imagem-Movimento (FIM). Editora do blog ChicoTerra.com. Agente Mobilizadora 2013 Cinema pela Verdade no Amapá. Possui experiência com assessoria de imprensa e comunicação, impresso e web.

Contato: a.livialmeida@gmail.com/99168-2464.

 Marcus Vinícius de Oliveira

 Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Audiovisual pela Universidade de Brasília e especialista em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado pelo SENAC. Atua no mercado audiovisual nas áreas de Produção, Roteiro, Montagem, Direção e Fotografia. Cursou Ciências Ambientais também na Universidade de Brasília. É pesquisador de tecnologias sociais alternativas e sustentáveis.

Roberto Dias


Formado em Letras pela Universidade Federal do Amapá, Servidor do Ministério Público do Amapá, Curador do maior festival de cinema do norte do Brasil, o FIM - Festival Imagem-Movimento, diretor, editor e roteirista do quadro FIM Indica, do canal do @FestivalFIM no YouTube, crítico independente de cinema, criador e mantenedor do blog Estrela Cult http://estrelacult.blogspot.com/.

Ronaldo Rony
Escritor, redator publicitário, cartunista, ator e produtor audiovisual. Apresenta e produz o programa independente de TV Zap Zap. Já lançou três livros: Ícaro, Liberdade Ainda que Nunca! (quadrinhos), A Chave da Porta da Poesia (literatura infantil para todas as idades, parceria com Roseli Sousa, poeta de Belém) e Papo Casal (cartuns sobre situações amorosas). Além disso, alguns Fanzines: 'Pai d’Égua!, Humor Sapiens, Gilete no Pulso!, Feliz Natal é o Caralho!, Rob Humilde, Ocrides em Odeio Pizza, Os Coisas, Capitão Açaí, Vertigem e muitos outros.


Thaise Medeiros


 Atuante do Festival Imagem-Movimento no núcleo de acervo e produção desde 2011, hoje está também como apresentadora do "Lives de Quinta" e curadoria. De 2011 até 2018, colaboradora do Dia Internacional da Animação. Foi integrante realizadora do Clube de Cinema. Em 2013 Eleita conselheira de pauta do Teatro das Bacabeiras pelo segmento Audiovisual. Em 2019, integrante da comissão fiscal da eleição do Conselho  Estadual de Cultura - segmento audiovisual. Em 2013 ministrou oficina de roteiro e documentário, de posicionamento de câmera e interpretação. Em 2011, produtora e organizadora do 1º Seminário Amapaense de Audiovisual. Experiências em comunicação social e oficinas de direção e interpretação. Trabalhou nos curtas: “Última Sessão” (atuação e produção); “ Doido” (atuação); “30s” (direção de atores e produção); “Luxúria” (direção geral); “E Tínhamos Água a Vontade” (produção e direção de atores).

Welington Souza

Técnico em artes visuais, fanzineiro, escritor, músico, produtor, videomaker, serígrafo, assistente de fotografia, membro do Festival Imagem-movimento desde 2014, Diretor e editor de clipes musicais de bandas independentes.  

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...