21/06/2013

Cinema pela Verdade prossegue com sessões no Amapá

O Cinema pela Verdade chegou ao Amapá e iniciou suas sessões na Universidade Federal do Amapá, agora as sessões continuarão na faculdade Estácio Seama, com dois filmes que ainda não passaram na mostra. NO do diretor Pablo Larraín e Marighella de Isa Grinspum.

Filme que será exibido no dia 27 de junho, às 19h.


Com a mesma temática - ditadura civil-militar - os filmes tratam de regimes que ocorreram na América Latina. NO aborda a campanha publicitária para o plebiscito que foi realizado no governo Pinochet para que o povo decidisse através do voto a continuação ou não do militar no poder. Com uma película diferenciada e mostrando o passo a passo do trabalho de um publicitário, o filme é uma ótima base para a discussão do regime do período, mas também para entender o procedimento do trabalho de um publicitário para um cliente político. A professora Raphaela Baldutti, do curso de Publicidade e Propaganda da Estácio Seama é uma das convidadas para o debate deste filme.

No dia 28 de junho é a vez do filme Marighella.


O filme Marighella já traz uma tentativa de resgate da história do tio de Isa, a diretora do filme, que era sobrinha do guerrilheiro Carlos Marighella, um dos mais procurados pela polícia no período da ditadura do Brasil, por liderar um grupo de comunistas que enfrentavam o governo e realizavam manifestações para desfazer o regime. Dotado de uma linguagem poética, mas sem perder o quê político o filme faz com que o espectador sinta a necessidade de conhecer o "tio" Marighella. Professores do curso de direito conduzirão o debate após o filme a cerca dos direitos humanos e de outros eixos temáticos que o filme possui. Como a tortura aos considerados subversivos era inevitável no período, esta será outra pauta durante o debate que terá a professora de psicologia, Adriana Ribeiro.

NO será exibido no dia 27 de junho (quinta-feira) e Marighella será exibido no dia 28 de junho (sexta-feira),  às 19h, no Salão de Atos da faculdade Estácio Seama.

Veja abaixo o trailer dos filmes:

 





Aos participantes será garantido certificado de participação com carga horária.

ENTRADA FRANCA

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...