25/07/2014

Antecipamos o fim do prazo de inscrições para filmes que participarão da 11ª edição do FIM!!



Pois é pessoal, recebemos um número alto de inscrições em relação às edições anteriores do festival, até então foram 340 filmes! Vale ressaltar que em cada uma das duas últimas edições o festival apresentou 88 filmes, ou seja, com mais 12 inscrições completaremos exatamente o quádruplo de inscritos. Isso é maravilhoso, não? Simmm! Significa que muitos realizadores estão se interessando pelo FIM e que vozes e visões de origens cada vez mais diversas poderão ser compartilhadas através do festival. Mas, quem acompanha o FIM de perto, sabe que somos um festival autônomo, pensado, construído e mantido através de um grupo de voluntários e por parceiros que vez ou outra nos agraciam com alguma ajuda. A equipe FIM é formada por realizadores audiovisuais independentes, jornalistas, fotógrafos, professores, publicitários, historiadores, uma psicóloga, um cartunista, uma turismóloga, vários estudantes, enfim, todos aprendizes e apaixonados por esse projeto coletivo que já assumiu vários formatos desde que foi criado e que se mostra o projeto de nossas vidas, o projeto de estimular a troca e a interação através do audiovisual. Afinal, nestes tempos de internet, por que manter um festival de audiovisual né??? Ora, porque para nós o motivo são as pessoas! Realizando o festival podemos promover a incrível arte do encontro e da produção de calor humano, da troca de olhares e conhecimentos, do diálogo e aperto de mãos, do aprendizado coletivo e dos sorrisos, do entretenimento e do debate, além de podermos estimular a compreensão de que o audiovisual está aí acessível para quase todo mundo, e que devemos aproveitar de forma produtiva esta ferramenta artístico-comunicacional que se torna cada vez mais universal. 

E O QUE QUEREMOS DIZER COM TUDO ISSO? Queremos explicar que como um dos princípios norteadores do Festival Imagem-Movimento é que todo ponto de vista merece ser compartilhado e que, portanto, todo filme merece ser visto, nossa mostra não é competitiva, não premiamos e nem excluímos filmes, apenas promovemos experiências através deles. Visto isso, imaginem quanto tempo duraria nossa mostra de dezembro caso fosse composta por todos estes 340 filmes inscritos até então... Provavelmente, duraria mais de um mês e extrapolaria nossas possibilidades de execução, afinal o "lado B" de quem faz parte da equipe precisa trabalhar para que possamos estar disponíveis para fazer o festival e para que possamos mantê-lo, financeiramente falando também. MAS ENTÃO, PELAS RODAS DE TODAS AS BICICLETAS, COMO FAREMOS PARA EXIBIR TODOS ESSES FILMES? Como consta em nosso regulamento, quando o número de filmes extrapolar nossos limites de execução (que é o caso), expandiremos o momento de exibição dos filmes, realizando além das mostras em dezembro, mostras itinerantes ao longo do ano. ENTÃO O FIM VAI FAZER SELEÇÃO AGORA? Não! Manteremos o formato e os princípios do festival, continuaremos não sendo uma mostra competitiva. Não haverá hierarquia curatorial entre os filmes exibidos em dezembro e os que serão exibidos ao longo do ano. A diferença é que em dezembro promovemos cursos, oficinas, as tradicionais mostras na muralha da Fortaleza de São José e trazemos convidados. Mas garantimos que em toda e qualquer mostra do FIM, seja em que mês for, os fatores "calor humano", "interação" e "trocas de conhecimentos", são imprescindíveis. Assim, realizadores, fiquem tranquilos, se seu filme não entrar na mostra em dezembro isto apenas significa que ele entrará nas mostras itinerantes que realizaremos durante o ano de 2015, com o mesmo carinho e dedicação. :)

Assim, (só para reforçar) o fim do prazo para as inscrições de filmes na 11ª edição do FIM foram adiantadas para o dia 28 de julho.  Vale ressaltar que, até segunda ordem, as inscrições continuam permanentes, ou seja, os filmes podem continuar sendo inscritos a qualquer momento, porém aqueles inscritos a partir do dia 29 de julho farão parte do 12º FIM, em 2015.  (EXCETO PARA OS REALIZADORES AUDIOVISUAIS AMAPAENSES, PARA ESTES O PRAZO FINAL DE INSCRIÇÃO É DIA 30/09)

Agradecemos novamente a todos que enviaram seus filmes e a todos que torcem pelo sucesso do festival. Grande abraço da Equipe do FIM e aguardem que ele está próximo, de novo! 

3 comentários:

  1. Ah agora eu entendi o que houve =) - Parabéns pelo sucesso e com certeza vou inscrever meu filme pras próximas mostras =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Tiago!! Vamos aguardar tua inscrição. Abraço da equipe! :D

      Excluir
  2. GENTE PERDÍ O PRAZO DE INSCRIÇÃO POR CONTA DE MINHA VIAGEM PARA MINAS,POXA OS ZERINHOS VÃO FICAR UMA FERA COMIGO,COMO FAÇO?ESSE ANO NÃO PODEREMOS MAIS?
    ASSINA BRUCE ARRAES

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...