18/10/2016

Macapá recebe 13ª edição do Dia Internacional da Animação



O Dia Internacional da Animação (DIA), uma iniciativa da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e maior evento de cinema simultâneo do Brasil, chega a sua 13ª edição em 2016. Neste ano mais de 200 cidades em todo o Brasil realizarão uma sessão especial com a exibição de curtas metragens nacionais e internacionais.
Em Macapá, a programação é realizada desde 2007, com apoio do Festival Imagem-Movimento (FIM) e SESC/AP, e este ano a exibição acontece na Praça da Bandeira, no dia 28 de outubro, a partir de 19h30.  Os municípios de Porto Grande, Amapá e Distrito de Fazendinha também terão exibições simultâneas. 
O DIA tem objetivo de difundir o cinema de animação nacional em todas as regiões do país, proporcionar o contato do público com o trabalho de diretores brasileiros, estimular debates, revelar talentos, despertar o interesse do espectador em assistir filmes de animação.  Ainda, reforçar a animação como técnica cinematográfica que pode ser utilizada para realizar obras de distintos gêneros e para várias faixas etárias.
O evento também gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. “Uma das grandes forças do Dia Internacional da Animação é a exibição de filmes não só nos grandes centros, mas também em muitas cidades do interior do Brasil, fazendo parte do calendário cultural de vários municípios que não tem salas de cinema”, ressalta Fabiano Florez, produtor nacional do evento.
Além dos objetivos de difusão da produção nacional do cinema de animação e formação de público, o projeto chama atenção pela rede formada por coordenadores locais voluntários, responsáveis pela exibição da mostra em cada município, sempre com entrada franca.
Confira a programação do DIA Macapá:

MOSTRA NACIONAL - Classificação indicativa: 12 anos
- Noturno
Direção: Aída Queiroz 1986 – 4 min – Rio de Janeiro/RJ
Abordagem dos movimento equinos, explorando o ritmo e a beleza das formas.


- O quebra cabeça de Tarik
Direção: Maria Leite
2015 – 19 min 20 seg – Stop Motion – Belo Horizonte/MG
Em seu laboratório subterrâneo, o cientista Tarik se prepara para receber a peça fundamental do seu grande projeto de vida.

- Bilhares inglórios (Inglourious Billiards)
Direção: João Cardoletto
2016 – 4 min 10 seg – 2D Cutout e Tradicional – Rio de Janeiro/RJ
Um jogo de sinuca pacífico entre dois rapazes transforma-se em uma batalha acirrada quando o prêmio da disputa passa a ser a atenção de uma linda garota que acaba de chegar no local.

- Viagem na chuva
Direção: Wesley Rodrigues
2014 – 13 min -2D – Goiânia/GO
A chuva assim como o circo, percorre um longo caminho até seu lugar de destino. Quando se vão, ficam as lembranças.

- Ciúme
Direção: Daniel Bruson
2015 – 3 min 41 seg – Animação 2D Digital – Sorocaba/SP
“Ciúme” é um videoclipe em animação que conta as violentas anedotas de um casal fofo e suas maneiras sanguinárias, obsessivas e charmosas de demonstrar seu amor um pelo outro. É o primeiro single do disco “Um Chopp e um Sundae” (2015) do músico paulista Rafael Castro.

- Até a China
Direção: Marão
2015 – 15 min – Lápis no Papel – Rio de Janeiro/RJ
“Fui pra China só com bagagem de mão. Na China os motociclistas usam casaco ao contrário e os restaurantes servem cabeças de peixe, lagostins e enguias. A funcionária do evento estuda cinema e gosta de filmes de Kung Fu. Comprei pés de galinha embalados a vácuo.”


MOSTRA INTERNACIONAL - Classificação indicativa: 16 anos
- Milk of amnesia
Direção: Jeff Scher
1992 – 6 min – EUA
Esta montagem animada é uma aproximação lírica, não-linear da forma como o cerébro organiza (e abandona) as coisas do cotidiano. O filme é uma celebração dos pequenos momentos da vida, um tango em rotoscopia através do labirinto da memória. O filme é composto por mais de três mil desenhos e pinturas.


- Vicenta
Direção: Carla Valência
2014 – 5 min – Equador
Uma mulher do campo migra da Bolívia para o Chile, onde ela lava roupa para ganhar a vida. Ela enfrenta a pobreza sozinha enquanto espera por seu filho. Um dia, ele será preso pela ditadura de Pinochet.

- When I was a child
Direção: Maryam Kashkoolinia
2014 – 8min 20seg – Irã
Uma mulher reflete sobre suas memórias e pesadelos de infância e o fato de que os pais muitas vezes usam histórias de monstros e fantasmas para assustar as crianças e mantê-las longe de possíveis perigos.

- La testa tra le nuvole
Direção: Roberto Catani
2014 – 7min 50seg – Itália
O sonho de uma criança durante uma lição da escola é interrompido abruptamente pelo mestre. “O educador” ameaça cortar uma orelha do pequeno estudante para “estimular” a concentração e evitar novas fugas da imaginação.

- Endgame
Direção: Phil Mulloy
2015 – 6min – Inglaterra
Depois de uma semana difícil no escritório George e Richard gostam de relaxar jogando jogos de guerra. Pequenas figuras em uma vasta paisagem em um nervoso ritmo para cima e para baixo. Marchas, canhões e uma densa fumaça escura sobe.

- I love holligans
Direção: Jan Dirk Bouw
2013 – 12min 28seg – Holanda
Um fanático torcedor de futebol sente amor incondicional por seu clube. No entanto, por ser gay, ele tem que esconder sua identidade, a fim de sobreviver neste mundo que é tão precioso para ele.

- Five minute museum
Direção: Paul Bush
2015 – 6min – Suíça/Reino Unido
Uma animação experimental em que milhares de artefatos das coleções de pequenos museus são trazidos à vida em uma história animada do trabalho humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...