28/01/2020

Programação 16ºFIM: 31/01 - SEXTA-FEIRA


Local: Centro de Difusão Cultural João Batista de Azevedo Picanço
Endereço: Av. Fab, 86
Entrada Franca
18h30
MOSTRA FÔLEGO
Classificação indicativa: +14


+VOTAÇÃO POPULAR DO 5º PRÊMIO GENGIBIRRA DE AUDIOVISUAL


Casa de axé, tempo da memória e o Sacerdote Salvino de Jesus
Silvia Marques e Maria Cordeiro
2019
23:58
Macapá/Amapá/Brasil
Livre
As reflexões dispostas no documentário colocam em perspectiva as particularidades do culto afro-religioso e suas formas diversas de expressão em diálogo com as transformações sociais que a urbanização na Amazônia vem impondo ao habitante da cidade, considerando que o espaço urbano é um local de convívio, que permite relações sociais entre duas vidas tipicamente contrastantes. Cria-se aqui um importante diálogo estabelecido entre o terreiro de candomblé e a cidade. Esse fio de reflexão foi o que nos motivou para pensarmos a dinâmica histórica, imaginativa e comunicacional da cidade com o terreiro do Unzó Lunda Nkissimbi Junsara.

Flow Marabaixo
Carlos Alberto
2019
3min 59seg
Macapá-Amapá-Brasil
Livre
Videoclipe da música Flow Marabaixo do rapper amapaense Pretogonista com participação do músico Paulinho Bastos.

Game Over
Beatriz Galdino
2018
9:25
Macapá - Amapá - Brasil
12 anos
Jubyscleisson, junto com seus amigos, parte em uma aventura num mundo completamente diferente. Será que eles se tornarão Mestres desse mundo ou será Game Over?

Madalena
Fabio Ramos
2018
3:17
Macapá-Amapá-Brasil
Livre
O clipe “Madalena” produzido e dirigido pela Caribé Filmes, foi resultado da troca entre os trabalhos das MCs Deeh (AP) e Anna Suav (PA). O trabalho fala sobre o empoderamento de mulheres, fazendo alusão ao julgamento histórico vivido por elas, citando a representação bíblica de Madalena. O som instiga a reflexão sobre as cobranças de moralidade feitas exclusivamente à meninas e mulheres, sexualização dos corpos femininos iniciada na infância, emancipação financeira como alicerce do processo de empoderamento das mulheres negras.

Meu diário Paulo Andrey
2018
20:12
macapá - Amapá - Brasil
12 anos
Um diário ... um segredo ... uma dor! O que será que Elisabeth esconde em seu coração?

Oi, Colorida
Rodrigo Aquiles Santos
2018
2min 15seg
Macapá-Amapá-Brasil
Livre
Video-promo do brechó Oi, Colorida. Final de 2018. Espaço. Luz policromática é vista por satélite. Energia intensa detectada e impossível de ser controlada por tecnologia avançada. Rebeldes! Pequenos pontos de luz movimentando-se como uma dança. Parecem humanos. Parecem artistas. Parecem meteoros. Parecem festa. Parecem querer dizer algo. E estão se comunicando com muito glamour. Reinventando regras, resignificando conceitos. Concentrados e seguros na força da intuição. Alimentando-se de inspirações, inquietos por experiências. Motivados no SIMPLES fato de existir. Afinal de contas, seriam loucos? Por que vestem o que querem? se expressam como querem? Insistem e resistem? Por que tão LIVRES? E por que NÃO? Um grito ecoa no universo: ACREDITAR! Invasão iniciadíssima...

Os Galibi - Marworno

Dir.: Coletivo Galibi-Marworno de Audiovisual
2019
20 minutos
Oiapoque - Amapá
Livre
Sinopse: Os Galibi-Marworno é um povo que vive nas Terras Indígenas Uaçá, Juminã e Galibi, no extremo norte do Brasil, estado do Amapá. O documentário é narrado pelos próprios indígenas em língua Kheuól, legendado em português, apresentando onde vivem e como vivem. A narrativa dos participantes gira em torno da preocupação das mudanças rápidas que estão ocorrendo com a cultura e a língua, atingindo principalmente os jovens. O documentário é o resultado do trabalho desenvolvido durante as oficinas de ‘Filmagem e Edição’ realizadas em setembro de 2017 e abril de 2018, no âmbito do projeto “Valorização das Línguas Crioulas do Norte do Amapá”, na aldeia Kumarumã pertencente ao povo Galibi-Marworno. 

Os Karipuna de Uaçá
Dir.: Coletivo Karipuna de Audiovisual
2019
20 minutosOrigem do filme: Oiapoque - Amapá
Livre
Sinopse: Os Karipuna é um povo que vive nas Terras Indígenas Uaçá, Juminã e Galibi, no extremo norte do Brasil, estado do Amapá. O documentário é narrado pelos próprios indígenas em língua Kheuól, legendado em português, apresentando onde vivem e como vivem. A narrativa dos participantes gira em torno da preocupação das mudanças rápidas que estão ocorrendo com a cultura e a língua, atingindo principalmente os jovens. O documentário é o resultado do trabalho desenvolvido durante as oficinas de ‘Filmagem e Edição’ realizadas em setembro de 2017 e abril de 2018, no âmbito do projeto “Valorização das Línguas Crioulas do Norte do Amapá”, na aldeia Santa Isabel pertencente ao povo Karipuna.

Quando o Coração Parte Mais Alto Dire.: Ocorre
2019
4 minutos
Macapá - Amapá - Brasil
Livre
A fotografia em estilo vintage apresenta os personagens compartilhando afetos pelas ruas da cidade valorizando o amor afrocentrado, laços afetivos mostrando diversas formas de amar valorizando a sensibilidade de pessoas negras em seus relacionamentos. Casais se perdem em tecnologias e redes sociais enquanto outros aproveitam os momentos na vida real.

Savanas do Amapá
Angélica Martínez
2019
16 minutos
Amapá-Brasil
Livre
O interesse pela conservação de uma espécie de primata em perigo de extinção levou a uma equipe de jovens até as savanas do Amapá. Ao escutar as histórias dos moradores locais sobre o passado e o presente, surgiram dúvidas sobre como será o futuro.

Seu Joaquim
Raycilana Guedes
2018
15:50
Macapá - Amapá - Brasil
10 anos
Seu Joaquim, um aposentado viuvo que adora curti um baile da saudade com os amigos, nos mostra uma face da terceira idade que muitos fingem não enxergar.



Xandoca Dir.: Davi Marworno e Takumã Kuikuro
2019
20 minutos
Oiapoque - Amapá
Livre
Sinopse: Dona Alexandrina, também conhecida por Xandoca, é uma anciã indígena do povo KARIPUNA. Ela conta um pouco da sua história e da aldeia Santa Isabel, terra indígena UAÇÁ, no município de Oiapoque, no Amapá


Observação: Só tem direito a voto quem assiste à sessão completa!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...