24/06/2021

Resenha cinéfila: Mostra Fôlego! Sessão 2

Por Roberto Dias

 Olá, lindezas!

Hoje, temos a segunda sessão da nossa mostra fôlego, e pra ajudar vocês, estou trazendo uma breve resenha dos filmes de hoje.

Em “Ausência”, uma jovem se vê perdida entre silêncios internos e poemas, talvez em busca de uma conexão com a vida, ou com outras pessoas. Filosofia, cinema, música, todas as artes se entrelaçam nessa pequena aventura do íntimo da alma, nesse filme dirigido por Ígor Cardoso.

“188”, de Jami Gurjão, traz, numa cenografia minimalista, a cantora MC Deeh com um rap sobre um fato que ocorreu em sua vida e que mudou a forma como ela enxergava as coisas. Além do rap, temos também a protagonista falando sobre os sentimentos que permearam sua cabeça numa época muito difícil de sua vida, principalmente depois de um acontecimento que muitos aqui na cidade devem se lembrar, pois foi algo que se tornou viral, que foi uma tentativa de suicídio. O filme trata sobre depressão, mas fala basicamente sobre o nosso comportamento diante de alguém que pensa em tirar a própria vida. Extremamente relevante.

“Tatuagem da cidade” traz o depoimento de artistas que trabalham com graffiti na cidade de Macapá. É a mescla do jeito urbano de se fazer arte underground. A mistura do hip hop, das cores e a verdadeira paixão dos entrevistados nos fazem mergulhar nesse mundo muitas vezes tão marginalizado, porém cheio de obras lindas que poderiam tirar qualquer cidade do cinza e das cinzas. Dirigido por Danrlei Chagas e Ramones Brito.

O curtíssima “Ficar sem arte te sufoca” mostra uma performance reflexiva sobre um mundo que, sem arte, seria cinza e sufocante, numa angustiante direção de Wallyson Amorim.

O clipe “Décimo primeiro mês” traz uma nova música da banda amapaense “Desiderare”. Com um arranjo de tons circenses, a direção de Rodrigo Aquiles dos Santos e a maravilhosa voz de Lara Utzig, o empolgante clipe faz parte do trabalho feito pro terceiro EP da banda, Absência.

“Cada ponto um pensamento” traz os relatos de quatro mulheres artistas do setor têxtil, contando suas histórias, seus sonhos, e mostrando que a arte é carregada de facetas. O curta é dirigido por Maria Carla Marques, e mostra que esse setor, relegado a um nível inferior de trabalho, é muito mais que simples bordados (que não são nada simples, diga-se de passagem), perpassa pela precarização da mão de obra feminina, numa cultura que diminui um trabalho tipicamente feito por mulheres. Porém, aqui enxergamos um pouco além do bordado.

O curta “Rasga”, dirigido por Elielson Júnior, conta a história de Madison, vivido por Henrique Reis, que, ao viajar pra fazenda do avô, acaba recebendo uma herança nada agradável. A história é recheada de misticismo, nos transportando para as incríveis lendas do norte.

O curta “Documentário” traz um irreverente olhar da vida de seu criador, Ronaldo Rony, que também é diretor, abraçando um experimentalismo que é típico desse artista maravilhoso de nossa terra.

“Amanhã”, dirigido por Augusto Máximo e Sergiomar Júnior, é um clipe que aborda a solidão que nos leva a pensar em atos extremos, no entanto, temos uma música que pondera sobre essa solidão, que nos conclama a olhar o futuro com mais esperança. 

E assim, fechamos essa segunda sessão da Mostra Fôlego. Amanhã eu trago pra vocês uma visão geral de nossa terceira sessão. Um beijão e até lá, lindezas!

Link do evento:



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...