14/06/2011

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Audiovisual (SAv/MinC), realizou nesta segunda-feira (13), em Belém (PA), a segunda edição do encontro Diálogos Brasil Audiovisual. O fórum, que tem como objetivo ampliar o diálogo com realizadores de todas as regiões do país, discutindo as políticas públicas para fomento da produção audiovisual, contou com a participação da secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), Ana Paula Santana.

O debate foi marcado pela reivindicação de editais que visem à formação de profissionais do audiovisual. Os participantes também falaram sobre a necessidade de se estender os Núcleos de Produção Digital (NPDs) para toda a região Norte e pediram maior participação dos realizadores na formulação de editais, além de mais atenção para as plataformas digitais, facilitando um maior e melhor acesso à internet, ampliando, assim, as janelas de exibição do conteúdo audiovisual.

O Diálogos Brasil Audiovisual também teve como debatedores o presidente do Instituto de Artes do Pará (IAP), Heitor Pinheiro, e o chefe da Regional Norte do Ministério da Cultura, Delson Cruz. A mediação foi feita por Dani Franco, presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas do Pará (ABDeC-PA).

A secretária de Audiovisual do MinC informou que os pedidos e sugestões da região Norte serão analisados e, na medida do possível, implementados. Ela reiterou o compromisso assumido na primeira edição do encontro, realizado em Cachoeira (BA), de participação dos realizadores na formulação dos editais, e afirmou a importância da continuidade dos processos: “A gente tem que cumprir um ciclo. As ações não podem ser apenas para descobrir os talentos, tem que haver uma sequência, tem que potencializar o que foi descoberto. A novidade sempre vai ser bem-vinda, mas, antes da novidade, há uma continuidade”.

Durante o evento a secretária anunciou que, considerando-se as dimensões da região, estenderá o diálogo com realizadores do audiovisual do Norte, promovendo, no segundo semestre, mais três edições na região: Acre, Amapá e Roraima.

Esta edição foi realizada em parceria com a Representação Regional Norte do Ministério da Cultura e com o Núcleo Audiovisual e de Artes Visuais do Instituto de Artes do Pará.

(texto: Débora Palmeira, Ascom/Sav/MinC)
(Fotos: Alessandra Ferrão/Agência Pará)


fonte: www.cultura.gov.b

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...