23/10/2012

FIM promove oficinas de roteiro e documentário

O Festival Imagem-Movimento (FIM) realizou no dia 20 de outubro uma oficina de roteiro e documentário direcionada aos alunos do 2º semestre de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP). O objetivo da ação foi proporcionar aos acadêmicos o domínio das ferramentas necessárias para a elaboração de um roteiro de documentário e sua produção. 


A convite da professora Elaine Albuquerque, da disciplina Estética e História da Arte, as integrantes do FIM Jamaile Gurjão e Thaise Medeiros reuniram-se pela manhã com cerca de 60 alunos no auditório do CEAP e iniciaram as aulas teóricas sobre a escritura de roteiros cinematográficos, elementos estruturais, formatação, enquadramentos, movimentos de câmera, ângulos de filmagem, estrutura narrativa, entre outros assuntos. Em seguida, a teoria foi direcionada ao documentário, discorrendo sobre gêneros, investigação e pesquisa, recursos narrativos, além da exibição de trechos da série O Incrível Mundo dos Seres Audiovisuais e do documentário Ilha das Flores.

À tarde, a oficina foi retomada no Museu Sacaca, e os acadêmicos, acompanhados pelas integrantes do FIM e da professora Elaine, puderam fazer experimentações relativas à iluminação, áudio e planos de filmagem utilizando suas próprias câmeras e celulares, aproveitando a ocasião para tirar dúvidas e receber orientação quanto aos temas dos documentários. 



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...