09/10/2012

Recando #4

Oficina em Tartatugualzinho

Hoje vamos falar de produção. O trabalho deste departamento é essencial para a realização de um filme, independente do porte. Em produções amadoras de curtas-metragens, normalmente a equipe de produção acumula funções de outros setores, antes, durante e depois das gravações. Sendo assim, suas atribuições passam pelo cálculo de orçamento, pela seleção da equipe técnica, dos atores, das locações, cronograma de filmagens, busca e devolução de equipamentos, figurino, objetos de cena, entre outras coisas.

Planejamento é muito importante, por isso, nos dias que antecedem as gravações, confira junto com o diretor se está faltando algo. Atente para os detalhes: tomadas, adaptadores, cabos e miudezas afins relacionadas à luz e som, por exemplo, costumam provocar atrasos quando não arranjados com antecedência. Não é porque seu filme é amador que deve ser desorganizado.

Aproveite a facilidade de comunicação proporcionada por redes sociais como o Facebook e crie um grupo privado para centralizar e trocar informações constantemente com o diretor e todo o grupo envolvido sobre a evolução do processo. Isso servirá também para identificar problemas e solucioná-los. Assim, a execução do projeto é agilizada, sem ficar presa a reuniões presenciais.

No mais, dedique-se ao máximo e cobre isso dos demais. O cinema é uma arte coletiva que depende do empenho de todos os colaboradores. Até a próxima!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...