13/11/2012

Sessão "Terra Vermelha" foi um sucesso




Sábado SIM
O Clube de Cinema que ocorre quinzenalmente no auditório do MIS-AP, no que ficou conhecido como Sábados Sim, também contou dessa vez com o curta de Animação "Pajerama". E como é de costume dos cineclubes tivemos um bom bate-papo, além de sorteio de livros cedido pelo Instituto de Pesquisa e Formação Indígena - Iepé, após a sessão. A temática do filme principal mostrou-se bastante pertinente pois ainda permanece pouco abordada, isso devido a falta de informações e contato com as populações tradicionais.


O Filme Terra Vermelha
O filme trata de um questão muito atual, em virtude das disputas vigentes no Mato Grosso do Sul, entre os Guarani-Kaiowá e fazendeiros locais, contamos para abordar o tema delicado com a presença de Bruno Walter do Instituto Iepé, Ponto de Cultura atuante junto aos povos Wajãpi, etnia de mesmo tronco linguístico - o Tupi, sendo que Bruno já atuou junto àquele povo. 
A história trata exatamente dessa disputa e mostra de maneira muito sutil a trágica realidade desses que se vêem destinados ao "extermínio cultural" imposto pela ação não índia da monocultura implantada naquela região que segrega este povo de suas terras originarias, as margens do rio Hovy. Com algumas reflexões acerca da abordagem cinematográfica sobre a disputa, e muito pano pra manga, ficou a vontade de aprofundar as discussões e de conhecer melhor estes nossos parentes que há muito cultivam um modo de vida que é estranho a maioria dos brasileiros, e ao invés de julgar seus valores ou crenças, aprender a respeitá-los, a sua maneira de viver, reconhecendo inclusive direitos historicamente negados.


MIS-AP e Iepé
A parceria com o Iepé nasce com a primeira Mostra Audiovisual Indígena (MAI) e se manteve na segunda edição do evento este ano, a organização que é uma das grandes amigas dos povos indígenas no Amapá, também realiza diversas exposições e projetos junto ao Museu Kuahí em Oiapoque, faz-se assim da educação patrimonial um conteúdo diverso que busca a universalização das informações sobre a cultura em suas vária formas por meio da Secretaria de Cultura - Secult-AP, a qual ambos museus são vinculados através da Coordenadoria de Preservação da Memória Material e Imaterial e contam com apoio de entidades como o Iepé.
A proposta feita durante o evento foi a de estreitar ainda mais essa mútua ajuda no sentido de alcançar este objetivo em comum, já na terceira MAI prevista para o inicio de 2013.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...