06/12/2012

Mostra Internacional de Cuba e lançamento da Coletânea Primeiros Olhares marcam o terceiro dia de mostras do FIM


A mostra internacional de Cuba é um intercâmbio da Escola Internacional de TV e Cinema de Cuba com o festival, pois anualmente os filmes produzidos pelos estudantes desta, são encaminhados para exibição por intermédio de Cassandra Oliveira, atualmente estudante de cinema em Cuba e integrante do FIM. Nesta edição alguns filmes dirigidos por ela são exibidos como Piedra (12 min), Reticências (10 min), Todavia (11 min), Yangyin (2 min). O lançamento da Coletânea com cinco filmes é o resultado de oficinas aplicadas por voluntários do Museu da Imagem e do Som, que se aventuraram pelos municípios de Tartarugalzinho, Porto Grande, Ferreira Gomes, Serra do Navio e Mazagão. Maksuel Martins ministrou a oficina de filmagem e edição em Serra do Navio e fala sobre a experiência. “Foi bacana, porque os alunos estudavam na mesma escola e não se conheciam, mas a partir das oficinas a galera foi se enturmando e conhecendo suas habilidades e no final realizando a exibição do que foi produzido na própria comunidade”.


As oficinas e os filmes foram realizados em 2010. Os produtos Maria Vai Com as Outras, Paixão Misteriosa, Serra do Navio – A Cidade Por Trás do Mito, Araguari Represado e Lendas de Mazagão Velho, compõem a Coletânea Primeiros Olhares no 9º FIM. No dia da mostra houve a roda de conversa com Emília Borges, Washington Queiroz e Luan Macêdo, compartilhando suas experiências como colaboradores deste projeto. A professora Adriana Idalina também participou da roda e falou sobre a fundação de um cine-clube em Porto Grande, fruto do incentivo das oficinas de audiovisual.



E pra encerrar o terceiro dia de mostras do festival, nada melhor que curtir o rock pesado da banda de O Sósia.



Lembrando que nesta quinta-feira (6), as mostras do quarto dia do 9º FIM acontecem no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado no segundo piso do Teatro das Bacabeiras.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...