04/12/2015

Camilo Cavalcante e sua história da eternidade



Em seu primeiro longa-metragem, o cineasta pernambucano Camilo Cavalcante tem no sertão a matriz de sua reflexão sobre o tempo e as gentes. Em um pequeno vilarejo, três histórias de amor e desejo revolucionam a paisagem afetiva de seus moradores. O enredo é centrado em três mulheres de gerações distintas: Alfonsina, Querência e Das Dores. Personagens de um mundo romanesco, no qual suas concepções da vida estão limitadas, de um lado pelos instintos humanos, do outro por um destino cego e fatalista. Flagradas em fases distintas de suas vidas, essas mulheres vivem histórias marcadas pela intensidade de sentimentos universais como o amor, o desejo e o sonho.
Foram 15 prêmios vencidos em festivais durante 2014, entre eles o de melhor filme brasileiro e prêmio do público na 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e melhor filme, melhor direção, melhor ator, melhor atriz e prêmio da crítica no 6º Paulínia Filme Festival, além de melhor filme no Festival Internacional de Cine de Ayacucho, no Peru.
No elenco, Marcélia Cartaxo, Zezita Matos, Claudio Jaborandy e Irandhir Santos, que se destacam no cenário nacional cinematográfico e transitam pelo universo audiovisual de forma camaleônica, passando por novelas, minisséries, curta-metragens, além de produções alternativas e artísticas de jovens diretores nordestinos.
A trilha sonora é do polonês Zbigniew Preisner, que compunha para seu compatriota Kieslowski (Trilogia das Cores). Há também música adicional de Dominguinhos, que faleceu em 2013, em um de seus últimos trabalhos.
Atuando como produtor, roteirista e diretor desde 1995, Camilo Cavalcante é curta-metragista reconhecido e premiado. Realizou 14 curta–metragens em diferentes formatos, do VHS ao digital, passando pelo 16mm e 35 mm, pelos quais já recebeu mais de 120 prêmios em festivais. 
Em Macapá, o longa estreia pelo circuito alternativo de exibição, na programação do XII Festival Imagem-Movimento, com apoio cultural do Cine Imperator 3D. A sessão única acontece dia 04 de dezembro, a partir de 19h35, com entrada franca.

A História da Eternidade
Data: 04 de dezembro
Local: Cine Imperator 3D / Sala 1 (Avenida Feliciano Coelho, 424. Trem)
Duração: 120’
Classificação: 16 anos
Horário: 19h35
Entrada franca, sujeita a lotação da sala.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...