Clube de Cinema Especial: Mostra Ver-o-Filme apresenta seleção de produções paraenses



 Antes de iniciar a maratona de exibições de filmes inscritos por realizadores de todo o país em sua 14ª edição, o Festival Imagem-Movimento promove, pelo quarto ano consecutivo, uma sessão especial do Clube de Cinema.
Este ano, na mostra de esquenta do Festival, o público amapaense poderá assistir a obras audiovisuais paraenses convidadas pela curadoria. Com sugestivo nome de Mostra Ver-o-Filme, uma referência direta ao Estado de origem das obras que serão exibidas, a mostra acontecerá no próximo dia 25/11, no Espaço Caos- Arte e Cultura, com entrada franca e será composta por 5 curtas-metragens da cena paraense de audiovisual dos últimos anos.
Além dos filmes, cuja ficha técnica pode ser consultada abaixo, o evento contará com o lançamento oficial da programação do Festival e com um pocket show da banda “Pinducos”, cujo repertório privilegia ritmos marcadamente paraenses como o carimbó.
Confira os filmes em exibição:
LADO B – O ROCK PARAENSE DOS ANOS 80
Direção: Janine Valente
Ano: 2015
Duração: 29’49”
Origem: Belém (PA)
Classificação: 12 anos
Sinopse: A cena musical vivida atualmente trás consigo a herança do primeiro “boom” do rock independente vivida na cidade de Belém do Pará entre as décadas de 80 e 90, sendo precursora de um grande movimento que continua a influenciar o rock produzido na cidade atualmente. Lado B – O Rock paraense dos anos 80 vem resgatar memórias e histórias de bandas e pessoas que vivenciaram essa época.

NO MOVIMENTO DA FÉ
Direção: Fernando Segtowick
Ano: 2013
Duração: 18’ 
Origem: Belém (PA)
Classificação: Livre
Sinopse: Segundo domingo de Outubro, a procissão em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré reúne mais de dois milhões de pessoas nas ruas de Belém do Pará. Entre milhares de voluntários, estão três homens: um Guarda de Nazaré, um Soldado do exército e um integrante da Cruz Vermelha. Com muito sacrifício, fé e dedicação, eles se preparam para realizar a maior festa religiosa do mundo.

NOITE SUJA
Direção: Allyster Fagundes
Ano: 2017
Duração: 37’
Origem: Belém (PA)
Classificação: 16 anos
Sinopse: Com olhar sobre o movimento drag queen paraense “Noite Suja”, o documentário conta como nasceu o projeto homônimo, quem são seus idealizadores e como esse tornou-se o cenário para o surgimento de uma nova geração de drag queens em Belém. Ao mesmo tempo, o trabalho busca retratar o discurso político dos personagens, sua relação com a sexualidade, questões de gênero e a forma como transitam entre o feminino e o masculino.

HACKER
Direção: Rafael B. Silva
Ano: 2017
Duração: 13’02”
Origem: Belém (PA)
Classificação: 16 anos
Sinopse: Bruno é um vlogger polêmico que se envolve em um perigoso escândalo político ao revelar na internet provas recebidas através de uma pessoa desconhecida. Sem saber quem enviou as provas e no tamanho do perigo que corre, Bruno terá que descobrir uma forma de se salvar antes que o encontrem. Em pleno dia de jogo de Copa do Mundo, ele terá que jogar pela própria vida.

A BATALHA DE SÃO BRÁZ
Direção: Adrianna Oliveira
Ano: 2015
Duração: 26’
Origem: Belém (PA)
Classificação: 14 anos
Sinopse: Durante o dia, o mercado de São Brás, no bairro do mesmo nome, em Belém do Pará, é uma feira de gêneros alimentícios, artesanato e diferentes produtos no entorno de um prédio histórico que data do início do século XX. Mas, durante os sábados à noite, o lugar se transforma ao reunir jovens de diferentes bairros da cidade em torno de um único objetivo: saber quem é o melhor MC da noite. Sob o grito de “tem que ser sagaz, tem que ser sagaz, pra rimar na batalha de São Bráz”, esses jovens se reúnem em uma das manifestações mais fortes da cultura hip hop: a batalha de rap.

SERVIÇO:
Mostra Ver-o-Filme
Dia: 25/11
Hora: 19h
Local: Espaço Caos – Arte e Cultura (Rua Leopoldo Machado, nº 4004, esquina com Av. Goitacazes. Bairro Beirol)
Atrações: curtas paraenses, lançamento da programação oficial do 14º FIM, apresentação musical com a banda Pinducos.
Classificação: 16 anos
Entrada Franca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FILMES SELECIONADOS E CONVIDADOS DO 14º FIM

05 de dezembro é dia de sessão dupla no 14º FIM