“Ator no Cinema” faz parte da programação do Festival Imagem-Movimento (FIM), direcionado a atores que queiram aprimorar suas técnicas e direcioná-las para atuação no cinema, vídeo e TV. No ano passado o convidado foi o diretor Camilo Cavalcante, após 1 ano o FIM chegou e trouxe na bagagem a presença de Aluizio, diretor do curta Borra de Café, item especial da lista de filmes na mostra do festival – sua exibição será no Clube de Cinema do MIS na quarta-feira, 30.
Aluizio se utiliza de princípios corporais e principalmente intelectuais, para estimular o ator como um ser pensante. “Vou conduzir na ânsia e necessidades deles e nas minhas possibilidades de resolução. Trazendo a proposta de levar o ator do teatro para o cinema, tentando mostrar através de exercícios que atuar no teatro é de um jeito e no cinema é outro, mas que ele pode transitar nas duas áreas. Até porque o trabalho do ator é mais intelectual do que físico”, explicou.
O ator Elder de Paula, do Coletivo de Artistas Produtores e Técnicos em Teatro do Amapá (CAPTTA), expressa a impressão que teve a respeito do seu primeiro dia no curso. “Muito interessante a visão do diretor Aluizio, a sua concepção do cinema é muito esclarecedora. Porque vem quebrando os paradigmas, pois nos mostra que o ator do teatro pode trabalhar no cinema, vídeo e TV”, concluiu.