30/12/2008

Cinema de 'Shoping' (antes de falar do fim2008)

Tive a vontade de fazer do blog um espço de discussão, o alexandre já havia proposto isso, mas hoje veio o conteúdo, depois do que aconteceu nesse dia chuvoso na capital das mangueiras (a qual estou de passagem). OLha que situação que reflete muito bem o cinema enquanto mercadoria e enquanto cultura.

Apesar, de belém possuir, ainda um leque de possíbilidades de projeção, como os cinemas da Doca, Olimpia e Libero - que são 'públicos'... existe de fato uma carência por uma Diversidade que é sensivel na era da imagem. Os cinemas de Nazaré (Cine Nazaré 1 e 2) e o Cinema 4, na São Pedro estão de portas fechadas, sendo que o de nazaré já é uma loja americanas.

Quanto aos cinemas públicos, exceto o líbero, se restringem a uma programação rotineira e fatídica, que subutiliza um espaço riquíssimo. Não podemos deixar de louvar as ações que ainda mantem vivos esses espaços, mas acho que é muito pouco pra uma cidade desse tamanho, com tanta gente e tantas produções que se referenciam nesse centro.

Hoje quem quer ver um filme que não seja o chupa-chupa as 18:30 no olímpia (doctv sobre alienigenas em viseu - muito bom), tem que ir ao shopping, pois só lá tem cinema comercial agora e os filmes são uma porcaria, lixo mesmo. Eu tava querendo ver ensaio sobre a cegueira que provavelmente não irá passar em macapá. Acho que é um filme comercial, já saiu de cartaz... acho que agora só em dvd.

seria esse, depois da compra dos cinemas por igrejas o último recanto do cinema, o shoping, mais um fim do cinema?

Ps:
sinto muita falta dos cinemas antigos, principalmente do Palácio que foi comprado pela universal e agora dos outros onde passei durante a infância...e odeio shopings.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...