28/04/2014

Exibição do documentário brasiliense PLANO B faz parte da programação de aniversário do Clube de Cinema.



Em maio, o Clube de Cinema, cineclube do Festival Imagem-Movimento (FIM), completa quatro anos de atividades. Nesses 48 meses, entre sessões quinzenais e mostras especiais, mais de 120 curtas, médias e longas-metragens foram projetados. Em 2014, a programação especial de aniversário do Clube de Cinema acontece nos dias 03, 10 e 17 de maio.



Dia 03 de maio às 19h, na Praça Veiga Cabral, o Clube de Cinema realiza em Macapá a exibição do documentário brasiliense Plano B, integrando um circuito nacional cineclubista que promove a estreia desta produção de 2013. 


O filme investiga a censura ao curta-metragem Brasília – Contradições de uma Cidade Nova, um documentário de 1967 encomendado pela empresa Olivetti, e que, ao ser lançado, causou grande comoção por escancarar a situação de pobreza e precariedade das cidades-satélites. Diante disso, a própria empresa patrocinadora do filme decidiu impedir sua circulação, e o curta sobreviveu a este impedimento graças a uma cópia que o diretor, Joaquim Pedro de Andrade, conseguiu esconder.


40 anos após essa única sessão o filme foi restaurado, e mesmo após décadas de censura, continua bastante atual. Em Plano B, a equipe vai atrás dos realizadores, roteiristas e produtores de Brasília – Contradições de uma Cidade Nova, para descobrir como se deu o processo de produção e de censura do curta que revelou as contradições da nascente capital do Brasil. 




Além de resgatar uma parte importante da história do país, Plano B convida à reflexão sobre o desenvolvimento dos espaços urbanos e das pessoas que neles vivem, bastante pertinente à realidade amapaense, que vê sua paisagem mudar com a crescente construção de edifícios e shoppings, vendidos como sinônimo de progresso, mas que apresenta um dos piores índices de saneamento básico entre as capitais brasileiras, segundo dados do IBGE.




Encerrando o primeiro dia da programação, a Télon Band faz apresentação com o melhor do rock brasileiro. Em seu repertório bandas como Engenheiros do Hawai, Ira e Titãs. 


Vai lá:
Aniversário do Clube de Cinema – 4 anos
Documentários: Brasília – Contradições de uma Cidade Nova (23 min) e Plano B (84 min)
Data: 03/05/14
Local: Praça Veiga Cabral
Horário: 19h

Apresentação musical: Télon Band

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...