26/10/2014

Macapá receberá 11ª edição do maior evento simultâneo de cinema do mundo



Dia 28 de outubro é o Dia Internacional do Cinema de Animação. Para comemorar da data o Festival Imagem-Movimento (FIM), em parceria com o Museu Sacaca, irá exibir três mostras de curtasmetragens e animação: a mostra infantil, a mostra nacional e mostra internacional. O evento faz parte de uma programação simultânea que abrange mais de 230 cidades distribuídas em todas as regiões do país. Em Macapá, a mostra acontecerá no Museu Sacaca, a partir das 17 horas, com entrada franca. Na ocasião, além de contemplar filmes de animação realizados com as mais diversas técnicas, o público amapaense vai conhecer a programação da 11º edição do Festival Imagem-Movimento, que será lançada oficialmente durante o evento.

Conheça um pouco do FIM
O Festival Imagem-Movimento (FIM) surgiu em Macapá no final de 2004. Seus organizadores buscam, desde então, promover e fomentar a cena do audiovisual independente no estado. Chegando a sua 11ª edição em 2014, o FIM é um dos festivais de audiovisual mais antigos da região norte, chegando a receber este ano o representativo volume de 374 inscrições de filmes.

Como surgiu o DIA da animação?
Em 28 de outubro e 1892, Emile Reynaud realizou a 1ª projeção pública de imagens animadas do mundo através de seu teatro óptico, em Paris, exibindo o filme Pauvre Pierrot. Para celebrar a data, em 2002, a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou o Dia Internacional da Animação contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. No Brasil o DIA é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) desde 2004.

Veja mais detalhes sobre os filmes que serão exibidos:

Frame do filme "Erros" que compõem a mostra infantil do DIA
Mostra Infantil:Mostra dedicada as crianças de todas as idades (classificação livre) que traz em seu programa nove filmes de realizadores brasileiros de animação produzidos entre 2013 e 2014 que exploram o universo de sonhos, brincadeiras e peripécias da infância.

Cena do filme "Estrela", animação que utiliza a técnica cut-out  e 2d digital
Mostra Nacional: Mostra  composta por 11 filmes que representam o melhor do curta-metragem brasileiro de animação. Destaque para a diversidade de técnicas usadas pelos realizadores que nos brindam com belos trabalhos em stop motion, cut out, 2d digital, pixelation e o 2d clássico.

Imagem capturada da animação "Fly Mill" realizada no Estônia com a técnica clássica do stop motion
Mostra Internacional: Composta por 10 filmes, essa mostra, assim como a nacional, possui classificação indicativa de 16 anos e traz filmes que exploram criativamente questões psicológicas junto ao público. Filmes coreanos, finlandeses, espanhóis, canadenses e argentinos trazem para Macapá um interessante recorte da produção mundial da animação experimental.


Confira o site da mostra: http://www.abca.org.br/dia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...