04/11/2014

Cusos do 11º FIM, nas últimas semanas de novembro. Imperdíveis!!

Duas oficinas estão programadas para acontecer entre 24 e 28 de novembro na Biblioteca Elcy Lacerda

O Festival Imagem-Movimento (FIM) promove sua 11º edição em 2014 e, além de exibir produções cinematográficas, o evento também vai oferecer cursos sobre produção e narrativa da sétima arte. O curso ‘Produção de Cinema Independente: Execuções e Interações’ será realizado de 24 a 27 de novembro e o curso ‘Dramaturgia, poética e técnica do som para audiovisual’ acontecerá no período de 24 a 28 do mesmo mês. Serão disponibilizadas 20 vagas para cada curso.

O curso ‘Produção de Cinema Independente: Execuções e Interações’ será ministrado pelo paraibano Kleyton Canuto que abordará os modelos de produção possíveis para realizadores que atuam na produção audiovisual independente, que normalmente opera com baixos orçamentos.

Ministrado pelo amapaense Aron Miranda e o carioca Renato Vallone, o curso ‘Dramaturgia, poética e técnica do som para audiovisual’ apresentará a importância do som na narrativa audiovisual. Nas aulas, os cursistas terão prática com manuseio de equipamentos profissionais.

As oficinas ocorrerão entre os dias 24 e 28 de novembro das 14h às 18h na Biblioteca Pública Elcy Lacerda. As inscrições antecipadas estão no valor de 30 reais no local dos cursos e os participantes terão direito a certificado com carga horária de 20h.



Os palestrantes
KLEYTON CANUTO é ator, produtor, diretor, pesquisador em audiovisual e participante do coletivo Moinho de Cinema da Paraíba. Dentre demais atribuições, é mestre em Estudos da Mídia pela UFRN (2014) e graduado em Jornalismo pela UEPB (2010). Atualmente, é professor e representante do audiovisual no Conselho Municipal de Cultura de Campina Grande-PB. Canuto é roteirista e diretor de “Platô!” (2012), filme que tem recebido grande reconhecimento através de premiações em festivais na Paraíba, Pernambuco, Pará e Ceará. Fez parte da equipe de produção do longa “Tudo que Deus Criou” (2009) de André Costa Pinto. Atuou no longa “O Tempo Feliz que Passou”, também de André Costa Pinto, que será lançado em 2015. Recebeu o prêmio da ABD-PB pela produção executiva em “A Fábrica de Gravatas” (2010) de Erik Medeiros, e como ator no I Festissauro pelo curta “Amador” (2013) de Nathan Cirino.

RENATO VALLONE é realizador independente desde 2006. Formado em Montagem e Edição de Som e Imagem pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro e Instituto Brasileiro do Audiovisual, ambos do Rio de Janeiro. Começou carreira profissional na montagem cinematográfica. Como desenhista sonoro trabalhou em curtas, longas, vídeo instalações e séries para tv. Realizou assistência de direção e captação do som direto do longa-metragem JARDS de Eryk Rocha (2012). Filmes autorais em que trabalhou como MASMORRA, ALDEYA MARACANÃ, ODUN, MADRE D ÁGUA circulam em festivais de cinema fora e dentro do país. Seu último trabalho foi a montagem do longa-metragem CAMPO DE JOGO que estreou no Festival Internacional do Rio de Janeiro.

ARON MIRANDA é violonista, professor, compositor e mixador. Formado em Música pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (IESAP). Professor efetivo no Centro de Educação Profissional em Música Walkíria Lima/AP. Participou de vários cursos sobre áudio, dentre os quais estão: Técnicas de Gravação, Edição, Mixagem e Masterização pelo instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (IATEC/RJ) e Produção Musical no 1º Congresso dos Estudantes de Música da Universidade Federal do Estado Do Pará (CEMUFPA).

O FIM
Partindo para sua 11ª edição, o Festival Imagem-Movimento deste ano recebeu mais de 370 filmes, e realiza as Mostras principais entre 1 e 7 de dezembro na Biblioteca Pública Elcy Lacerda, Praça Veiga Cabral, Baixada Pará, Centro de Difusão Cultural Azevedo Picanço, Museu Fortaleza de São José de Macapá e no Espaço Caos-Arte e Cultura.
Criado em 2004 no Amapá, o evento desde então vem contribuindo para o aprimoramento da produção audiovisual no Estado. Ao longo dos últimos anos, o festival percorreu mais da metade dos municípios do estado levando mostras de filmes e cursos de realização audiovisual básica, criou e fomentou cineclubes por onde passou.

Assessoria de comunicação FIM
Contato: (96)98106-5536/(96)98115-0976/(96)98118-3510


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...