18/11/2014

Clube de Cinema Especial: MOSTRA ÔXE!



A Mostra ÔXE! é uma realização do Moinho de Cinema da Paraíba, entidade coletiva de audiovisual criada em 2006, com o intuito de difundir, fomentar e apoiar iniciativas que alicercem o cenário audiovisual paraibano, em parceria com o cineclube do FIM.

Serão exibidos 11 curtas-metragens paraibanos de diversos realizadores, estéticas e temas. A sessão comentada contará com a presença de Kleyton Canuto (PB), ator, produtor, diretor, pesquisador em audiovisual e participante do coletivo Moinho de Cinema da Paraíba. Na ocasião, seu documentário Platô! será lançado em Macapá.

Para o encerramento, o evento conta ainda com a participação do músico Silvio Neto (PB), que traz no repertório os mais representativos compositores e cantores da música paraibana, como Zé Ramalho, Chico César e Vital Farias, além do lançamento de composições autorais.  A entrada é franca e aberta ao público.

FILMES:
Ato Institucional, de Helton Paulino, 2012, 20’
Malha, de Paulo Roberto, 2014, 14’
FELIZ Aniversário, de Carlos Mosca, 2013, 15’
Irmãs, de Gian Orsini, 2012, 15’
Catástrofe, de Gian Orsini, 2013, 14’
A Prisão das Almas, de Erik Medeiros, 2014, 12’
Capela, de Ramon Batista, 2014, 12’
Ilha, de Ismael Moura, 2014, 15’
Sophia, de Kennel Rógis, 2013, 15’
Amador, de Nathan Cirino, 2013, 15’

             
+ LANÇAMENTO:
Platô!, Kleyton Canuto, 2012, 18’.

COMENTÁRIOS:
Kleyton Canuto (PB)

MÚSICA AO VIVO:
Silvio Neto (PB)

Informações da Mostra:
Duração: 3h03
Classificação: 14 anos
Data: 22 de novembro
Hora: 18h
Local: Auditório da Biblioteca Pública Elcy Lacerda
Entrada franca.

Filme: ATO INSTITUCIONAL
Diretor: Helton Paulino
Ano: 2012
Duração: 20'
Gênero: Drama
Origem: PB
Classificação: Livre
Sinopse: Em uma sexta-feira 13, em dezembro de 1968, o Conselho de Segurança Nacional da vigente Ditadura Militar Brasileira se reúne para aprovar um documento que mudaria a história do país. 43 anos depois, um Capitão reformado do Exército e ex-supervisor de Ações do DOI-CODI, expõe sua versão dos fatos... (muito mais do que imaginaria fazer).

Filme: MALHA
Diretor: Paulo Roberto
Ano: 2014
Duração: 14'
Gênero: Documentário
Origem: PB
Classificação: 12 anos
Sinopse: E as crenças singulares traduzem essa aproximação violenta de tendências distintas (...) saem das missas consagradas para os ágapes selvagens...” Euclides da Cunha (Os Sertões). A violenta materialização de um festejo popular, a malhação do Judas, no interior da Paraíba, onde os credos religiosos de um povo servem de pano de fundo para a entrega visceral ao escárnio profano.

Filme: FELIZ ANIVERSÁRIO
Diretor: Carlos Mosca
Ano: 2013
Duração: 15'
Gênero: Ficção
Origem: PB
Classificação: 12 anos
Sinopse: Um trágico poema de amor e morte.

Filme: IRMÃS
Diretor: Gian Orsini
Ano: 2012
Duração: 15'
Gênero: Documentário
Origem: PB
Classificação: Livre
Sinopse: Há um adágio que diz: “Em tempo de guerra, mentira é como terra”.

Filme: CATÁSTROFE
Diretor: Gian Orsini
Ano: 2013
Duração: 14'
Gênero: Ficção
Origem: PB
Classificação: Livre
Sinopse: Alice começa a sentir transformações em seu corpo, tremores, estranhas sensações. A chegada da catástrofe é inevitável.

Filme: A PRISÃO DAS ALMAS
Diretor: Érik Medeiros
Ano: 2014
Duração: 12'
Gênero: Horror
Origem: PB
Classificação: 14 anos
Sinopse: Seis vivalmas estão presas entre quatro paredes cujas saídas foram lacradas com tijolos e concreto. Ali dentro, um vendedor oferece instrumentos de tortura. O vampiro paga ao vendedor para alugar os instrumentos. Um homem maltrapilho se revolta, mas, é contido pela arma de eletrochoque da guardiã do vendedor. Enquanto um santo clama em orações por misericórdia.

Filme: CAPELA
Diretor: Ramon Batista
Ano: 2014
Duração: 12’
Gênero: Ficção
Origem: PB
Classificação: LIvre
Sinopse: Quando habitante e habitado refletem uma mesma réstia de luz. A luz do tempo e o silêncio desenham seus enigmas, e os ouvidos de todos, e do tempo, ouvem a ladainha da história.

Filme: ILHA
Diretor: Ismael Moura
Ano: 2014
Duração: 15'
Gênero: Ficção
Origem: PB
Classificação: 14 anos
Sinopse: Seu Antônio, um senhor de seus 80 anos vive isolado em uma casa velha junto com seu filho, um rapaz que sofre de um distúrbio mental e sendo obrigado a viver em cativeiro em um quarto escuro cercado com água, transformando sua cama em uma espécie de ilha. A vida dos dois vive em frequente conflito de um homem sofrido e esquecido pela sociedade com seu filho com uma doença perturbadora.

Filme: SOPHIA
Diretor: Kennel Rógis
Ano: 2013
Duração: 15'
Gênero: Ficção
Origem: PB
Classificação: Livre
Sinopse: Na busca por entender melhor o universo de Sophia, Joana, mãe dedicada, passa por belíssimas experiências sensoriais. Uma singela história de amor cercada de poesia visual e sonora.

Filme: AMADOR
Diretor: Nathan Cirino
Ano: 2013
Duração: 15'
Gênero: Drama/Suspense
Origem: PB
Classificação: 12 anos
Sinopse: Vinicius é um jovem que vive a cultura underground dos anos 80 e é apaixonado por Anne. Sua vida muda drasticamente ao assistir uma fita VHS cheia de revelações, dentre elas o futuro assassinato de sua namorada. Vinicius descobrir que sua vida estar prestes a virar um filme.

Filme: PLATÔ!
Diretor: Kleyton Canuto
Ano: 2012
Duração: 18'
Gênero: Documentário
Origem: Campina Grande-PB
Classificação: 12 anos
Sinopse: Ele está ali. Sem ser notado, lembrado e muito menos querendo aparecer. Sempre é requisitado nos momentos mais tensos ou dificultosos durante o set de gravação. No entanto, sem a sua disposição e seu jogo de cintura, dificilmente um set chegaria até o fim. Sua função é essa sim, fazer com que as coisas aconteçam sem que os outros personagens do set notem sua presença, mesmo que ele seja o primeiro a chegar e o último a sair.

SERVIÇO:
Clube de Cinema Especial: Mostra ÔXE!
Local: Biblioteca Pública Elcy Lacerda
Data: 22 de novembro
Horário: 18h
Classificação: 14 anos
Entrada franca.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...