22/11/2014

PROGRAMAÇÃO E LISTA DE FILMES EXIBIDOS! CONFIRA:

11º
FESTIVAL IMAGEM-MOVIMENTO:
PARTÍCULAS EM MOVIMENTO

O Festival Imagem-Movimento (FIM) realiza sua 11ª edição e ainda é um ilustre desconhecido para a cidade de Macapá, onde acontece de forma independente desde 2004. Este fato nos levou a refletir sobre o quanto há de movimento cultural nas “entrelinhas” das cidades e a importância desses movimentos “invisíveis” como  iniciativas que subvertem  e desconstroem o conceito de cidade, de cultura, de arte, criando espaços em outras dimensões além daquelas nas quais acontecem tudo o que é oficialmente estabelecido como “cultura”.


Ser independente requer que se seja marginal, em todos os sentidos que essa palavra possa ter. Sim, somos marginais! Mas do tipo que  reforça a opinião de que o centro do universo é sempre o lugar em que se está. Ou seja, marginais por opção, vivendo e agindo com consciência da importância de cada grupo que se propõe o objetivo de estimular o lado direito do cérebro, que é o lado ligado à imaginação, criatividade e arte.


Muito do que não é visível no mundo é fundamental à sua existência. Os átomos, as ondas, as partículas nunca cessam seu movimento e mesmo que não os vejamos, eles existem e são  tudo o que há de matéria ao nosso redor.  E daqui do nosso centro particular do universo, nós, partículas que somos,  seguimos com o movimento, ainda invisíveis, mas incansavelmente incessantes.


CLUBE DE CINEMA ESPECIAL: MOSTRA ÔXE!

Realizada em parceria com o Moinho de Cinema da Paraíba, a Mostra apresenta um recorte da produção contemporânea do cinema paraibano, seus realizadores, suas estéticas e narrativas. Ocorrerá na Mostra o lançamento em Macapá do doc "Platô!", com os comentários do diretor Kleyton Canuto. O encerramento conta com música paraibana ao vivo com Silvio Neto.

Informações da Mostra:

Duração: 3h03
Classificação: 14 anos
Data: 22 de novembro
Hora: 18h
Local: Auditório da Biblioteca Pública Elcy Lacerda
Entrada franca.

Filme: ATO INSTITUCIONAL

Diretor: Helton Paulino
Ano: 2012
Duração: 20'
Gênero: Drama
Origem: PB
Classificação: Livre
Sinopse: Em uma sexta-feira 13, em dezembro de 1968, o Conselho de Segurança Nacional da vigente Ditadura Militar Brasileira se reúne para aprovar um documento que mudaria a história do país. 43 anos depois, um Capitão reformado do Exército e ex-supervisor de Ações do DOI-CODI, expõe sua versão dos fatos... (muito mais do que imaginaria fazer).

Filme: MALHA

Diretor: Paulo Roberto
Ano: 2014
Duração: 14'
Gênero: Documentário
Origem: PB
Classificação: 12 anos
Sinopse: E as crenças singulares traduzem essa aproximação violenta de tendências distintas (...) saem das missas consagradas para os ágapes selvagens...” Euclides da Cunha (Os Sertões). A violenta materialização de um festejo popular, a malhação do Judas, no interior da Paraíba, onde os credos religiosos de um povo servem de pano de fundo para a entrega visceral ao escárnio profano.

Filme: FELIZ ANIVERSÁRIO

Diretor: Carlos Mosca
Ano: 2013
Duração: 15'
Gênero: Ficção
Origem: PB
Classificação: 12 anos
Sinopse: Um trágico poema de amor e morte.

Filme: CANCHA

Diretor: Luciano Mariz
Ano: 2012
Duração: 18'
Gênero: Documentário
Origem: PB
Classificação: Livre
Sinopse: “A trajetória de Pedro Souto Guimarães, batizado pela sociedade na década de 60 como
“Pedro Cancha”, sua verdadeira história ficcional ou uma ficcional história verdadeira sobre
um homem, suas ideologias, sobre uma época, suas nuances e contrastes, sobre ter
cancha, sobre ser cancha.”


Filme: CATÁSTROFE

Diretor: Gian Orsini
Ano: 2013
Duração: 14'
Gênero: Ficção
Origem: PB
Classificação: Livre
Sinopse: Alice começa a sentir transformações em seu corpo, tremores, estranhas sensações. A chegada da catástrofe é inevitável.

Filme: A PRISÃO DAS ALMAS

Diretor: Érik Medeiros
Ano: 2014
Duração: 12'
Gênero: Horror
Origem: PB
Classificação: 14 anos
Sinopse: Seis vivalmas estão presas entre quatro paredes cujas saídas foram lacradas com tijolos e concreto. Ali dentro, um vendedor oferece instrumentos de tortura. O vampiro paga ao vendedor para alugar os instrumentos. Um homem maltrapilho se revolta, mas, é contido pela arma de eletrochoque da guardiã do vendedor. Enquanto um santo clama em orações por misericórdia.

Filme: CAPELA

Diretor: Ramon Batista
Ano: 2014
Duração: 12’
Gênero: Ficção
Origem: PB
Classificação: LIvre
Sinopse: Quando habitante e habitado refletem uma mesma réstia de luz. A luz do tempo e o silêncio desenham seus enigmas, e os ouvidos de todos, e do tempo, ouvem a ladainha da história.

Filme: ILHA

Diretor: Ismael Moura
Ano: 2014
Duração: 15'
Gênero: Ficção
Origem: PB
Classificação: 14 anos
Sinopse: Seu Antônio, um senhor de seus 80 anos vive isolado em uma casa velha junto com seu filho, um rapaz que sofre de um distúrbio mental e sendo obrigado a viver em cativeiro em um quarto escuro cercado com água, transformando sua cama em uma espécie de ilha. A vida dos dois vive em frequente conflito de um homem sofrido e esquecido pela sociedade com seu filho com uma doença perturbadora.

Filme: SOPHIA

Diretor: Kennel Rógis
Ano: 2013
Duração: 15'
Gênero: Ficção
Origem: PB
Classificação: Livre
Sinopse: Na busca por entender melhor o universo de Sophia, Joana, mãe dedicada, passa por belíssimas experiências sensoriais. Uma singela história de amor cercada de poesia visual e sonora.

Filme: AMADOR

Diretor: Nathan Cirino
Ano: 2013
Duração: 15'
Gênero: Drama/Suspense
Origem: PB
Classificação: 12 anos
Sinopse: Vinicius é um jovem que vive a cultura underground dos anos 80 e é apaixonado por Anne. Sua vida muda drasticamente ao assistir uma fita VHS cheia de revelações, dentre elas o futuro assassinato de sua namorada. Vinicius descobrir que sua vida estar prestes a virar um filme.

Filme: PLATÔ!

Diretor: Kleyton Canuto
Ano: 2012
Duração: 18'
Gênero: Documentário
Origem: Campina Grande-PB
Classificação: 12 anos
Sinopse: Ele está ali. Sem ser notado, lembrado e muito menos querendo aparecer. Sempre é requisitado nos momentos mais tensos ou dificultosos durante o set de gravação. No entanto, sem a sua disposição e seu jogo de cintura, dificilmente um set chegaria até o fim. Sua função é essa sim, fazer com que as coisas aconteçam sem que os outros personagens do set notem sua presença, mesmo que ele seja o primeiro a chegar e o último a sair.

MOSTRA DE ABERTURA

Mostra de abertura com a participação especial do querido amigo contador de histórias Joca Boboca e exibição da produção nacional Tarja Branca - A revolução que faltava, além de atrações musicais. Esta mostra dá início ao Festival e nela exibimos filmes que se destacam em inúmeros quesitos e cujo conteúdo o FIM gostaria de defender e/ou dar ênfase.

Informações da Mostra:

Duração: 1h10
Classificação: Livre
Data: 01 de dezembro
Hora: 19h
Local: Praça Veiga Cabral
Aberto ao público.

Filme: Tarja Branca – A revolução que faltava

Diretor: Cacau Rhoden
Ano: 2014
Duração: 79’
Origem: São Paulo - SP
Classificação: Livre
Sinopse: Destacando a importância de continuar sustentando um espírito lúdico, que surge em nossa infância e que o sistema nos impele a abandonar em nossa vida adulta, Tarja Branca é um documentário que discorre com pluralidade sobre a ideia de que brincar é uma coisa séria e é urgente! Quando brincamos vivemos em plenitude e liberdade. Levanta-se a ideia, durante o filme, de que a cultura popular brasileira é uma segunda chance de vivermos a infância ou, melhor ainda, de nunca interrompê-la.

MOSTRA FÔLEGO!

Mostra que carrega o apelo de uma das mais fortes expressões amapaenses. A expressão "Fôlego!" é usada para denotar espanto, surpresa, admiração... E aqui ela denomina a mostra dedicada à produção audiovisual amapaense. Uma forma de incentivar os realizadores e a produção local, uma busca por novas inspirações, novos ares. Após a mostra haverá roda de conversa com realizadores de filmes exibidos. Imperdível!

Informações da Mostra:

Duração: 1h57
Classificação: 10 anos
Data: 02 de dezembro
Hora: 18h
Local: Auditório da Biblioteca Elcy Lacerda
Entrada franca.

Filme: 
A SAGA DOS ZERINHOS-EVOLUÇÃO
Diretor: Bruce Arraes
Ano: 2014
Duração: 28’
Origem: Santana-AP
Classificação: Livre
Sinopse: Terceira temporada da série de ficção. Depois de duas grandes guerras os zerinhos são destruídos e os poucos que sobreviveram tentam unir forças para acabar com os renegados responsáveis pela extinção da legião de crianças denominadas energizadas.

Filme: O ENSINO SUPERIOR DOS DEFICIENTES VISUAIS NA UNIFAP E NA UEAP

Diretor: Kérsia Celimary Ferreira
Ano: 2013
Duração: 23’
Origem: Macapá- AP
Classificação: Livre
Sinopse: Documentário que apresenta as diversas ferramentas de acessibilidade que os acadêmicos com deficiência visual dispõem no Ensino Superior.


Filme: BULLYING

Diretor: SeamaCom
Ano: 2012
Duração: 8’
Origem: Macapá-AP
Classificação: Livre
Sinopse: O projeto foi idealizado a partir de uma problemática social que cada vez mais está presente no dia a dia das pessoas: o bullying, ação preconceituosa e violenta que a maioria já praticou e/ou foi vítima.


Filme: GERENTES DA RUA

Diretor: Rodrigo Sales e Marcio Roney
Ano: 2014
Duração: 22’
Origem: Macapá-AP
Classificação: 10 anos
Sinopse: Os flanelinhas são muito discriminados em todo o país, sendo rotulados como marginais que gerenciam vagas de estacionamento públicas. Porém, existem muitas histórias por trás desses profissionais. O filme apresenta os relatos de três guardadores de carros no centro de Macapá e suas histórias cotidianas de trabalho.


Filme: SOB OUTROS OLHARES

Diretor: Adrielle Lopes de Sousa e Lucas Ribero Bentes
Ano: 2014
Duração: 20’32
Origem: Macapá-AP
Classificação: Livre
Sinopse: O documentário conta passagens da história da Fortaleza de São José pela perspectiva de pessoas que trabalharam ou estudaram sobre este patrimônio histórico do Amapá.


Filme: ÁQUILAS - AS DIFICULDADES DO ARTISTA AUTORAL EM MACAPÁ

Diretor: Verenna Araújo
Ano: 2014
Duração: 32’
Origem: Macapá-AP
Classificação: 10 anos
Sinopse: O enredo dos depoimentos deste documentário vem com toques de sensibilidade e sentimento não só pela música, mas também em se estabelecer uma cultura local que se defina por várias segmentações e estilos musicais, retratando a vivência do artista autoral em sua essência.


Filme: HISTÓRIAS E VIVÊNCIAS DE FAZENDINHA

Diretor: Alunos da Escola Estadual José do Patrocínio
Ano: 2014
Duração: 19’
Origem: Macapá-AP
Classificação: Livre
Sinopse: O vídeo-documentário aborda histórias e personagens conhecidos do Distrito de Fazendinha. São histórias narradas e entrelaçadas com a curiosidade dos alunos e a memória dos antigos moradores.


Filme: A MALHAÇÃO DE JUDAS

Diretor: Alex Maycon
Ano: 2014
Duração: 2’42”
Origem: Macapá-AP
Classificação: Livre
Sinopse: A malhação de Judas.

MOSTRA ARGONAUTA

Tal como os tripulantes da nau Argo na mitologia grega, que se aventuraram em uma expedição extraordinária por mares e terras até então desconhecidos, a Mostra Argonauta é um convite ao desbravamento: novos lugares, estéticas, impressões e realidades, através do contato com produções de outros países.

Informações da Mostra:

Duração: 1h
Classificação: 12 anos
Data: 02 de dezembro
Hora: 20h
Local: Auditório da Biblioteca Elcy Lacerda
Entrada franca


Filme: Fazedor de Nuvens

Diretor: Paulo Carneiro
Ano: 2012
Duração: 10’’
Origem: Portugal
Classificação: Livre
Sinopse: "Fazedor de Nuvens é a visão do artista sobre si próprio sonhador, contemplativo, construtor.”.


Filme: Baba 105

Diretor: Felipe Bibian
Ano: 2013
Duração: 5’30’’
Origem: Rio de Janeiro - RJ
Classificação: Livre
Sinopse: Encontrei a foto no fundo de uma gaveta.


Filme: Gilda

Diretor: David D'Visant
Ano: 2013
Duração: 5’12
Origem: Curitiba-PR
Classificação: Livre
Sinopse: Gilda é um curta-metragem, que marca a estreia da modelo Plus Size Marlucia Felix. A história apenas apresenta uma situação nada convencional.


Filme: Dolly

Diretor: Rémi Pinaud
Ano: 2013
Duração: 9’
Origem: Paris, França.
Classificação: 12 anos
Sinopse: Dolly, uma jovem de vinte e poucos anos, deixa Bangkok em um fim de semana para recuperar as energias e revitalizar longe da cidade. Sozinha na floresta, ela transita entre a jornada espiritual e uma viagem de volta às suas origens.


Filme: La Gran Aventura

Diretor: Cassandra Oliveira
Ano: 2013
Duração: 25'
Origem: Havana-Cuba
Classificação: Livre
Sinopse: Yolanda (60) escreve roteiros de radionovela para o espaço "A Grande Aventura da Humanidade" da Rádio Progresso - Cuba. Em sua novela, a escultora francesa Camille Claudel sofre por um amor que a leva à solidão e à loucura. Enquanto a escritora escreve sua obra e tenta envolver o filho em seu trabalho, o drama da novela incorpora alguns de seus próprios conflitos. Por outro lado, a radionovela está sendo ouvida por Margarita (75), uma senhora cega, que passa seus dias entre os programas da rádio e os trabalhos domésticos que, junto com sua cadela, são suas únicas companhias. De diferentes formas, essas duas mulheres se conectam pelo drama, que apresenta um universo feminino de perda de sonhos. Mas, ao romper o mecanismo da ficção, a fragilidade do mundo projetado por Yolanda é revelado e Margarita tem que encontrar maneiras de superar a sua própria insatisfação, em duas pequenas grandes aventuras de dotar a vida de algum sentido.


MOSTRA EM MOVIMENTO

São mostras ao ar livre que levam o Festival Imagem-Movimento a bairros mais afastados, a fim de expandir as opções de acesso da programação do Festival para além do centro da cidade. Este ano a Mostra em Movimento será realizada na Baixada Pará, com filmes que toda a comunidade pode prestigiar.

Informações da Mostra:

Duração: 1h25
Classificação: 10 anos
Data: 02 de dezembro
Hora: 19h
Local: Baixada Pará
Aberto ao público.


Filme: A LOIRA DO BANHEIRO

Diretor: Igor Machado
Ano: 2014
Duração: 2’30’’
Origem: São Paulo - SP
Classificação: Livre

Sinopse: Punk é uma garotinha de 12 anos, atrevida e corajosa. Certo dia resolve matar aula no banheiro abandonado da escola para ler o livro de lendas urbanas. Entediada, realiza um dos rituais descritos para invocar a "Loira do Banheiro". No início não acreditava em tudo aquilo e achava uma grande perda de tempo. Mas quando barulhos sinistros e luzes piscando começam a atormentá-la, a garota muda de ideia.



Filme: ENTRE LATINHAS

Diretor: Carla Leoni e Richard Dantas
Ano: 2013
Duração: 12’14’’
Origem: São Paulo
Classificação: Livre
Sinopse: Gregorinho é um menino da cidade grande que passa férias com sua mãe e seu avô em uma praia. Lá ele conhece Amanda, uma menina muito esperta que cata latinhas na praia pra ajudar a família. Mesmo sendo de mundos diferentes, essas duas crianças desenvolvem uma amizade simples, sincera e livre de preconceitos. Porém esse amor pueril não está livre de complicações. Gregorinho enfrentará uma série de barreiras, mas é entre latinhas que esse amor inocente vai encontrar o seu caminho.


Filme: #APAIXONADINHO

Diretor: Alexandre Estevanato
Ano: 2014
Duração: 13’
Origem: São José dos Campos-SP
Classificação: Livre
Sinopse: Um novo sentimento vai fazer com que Caio descubra o que é estar apaixonado pela primeira vez. Prepare-se para voltar a ser criança. Você se lembra de sua primeira paixão?



Filme: A NOIVA DA PONTE

Diretor: Bruno Zênith
Ano: 2013
Duração: 5’
Origem: Japeri- RJ
Classificação: Livre
Sinopse: Emille é uma menina supersticiosa. Para ir à casa da amiga Katy, ela precisa passar pela ponte de madeira Balança Mais Não Cai. Ela conhece a história da noivinha da ponte e receia passar pelo lugar. Baseado em folclores da cidade Nova Belém em Japeri– RJ.

Filme: A VELHA GULOSA

Diretor: Isabela Veiga
Ano: 2013
Duração: 11’20’’
Origem: Goiânia - GO
Classificação: Livre
Sinopse: Guilherme não pode brincar na rua por causa da chuva. O menino usa sua imaginação para driblar o tédio e através das histórias que sua avó conta, percebe seu mundo de forma diferente.



Filme: AMARELO

Diretor: Philippe Noguchi
Ano: 2014
Duração: 4’30”
Origem: Rio de Janeiro- RJ
Classificação: Livre
Sinopse: O morador mais inquieto do quarto de Bia conta as aflições da vida de um... giz de cera! Um curta-metragem independente de temática infanto-juvenil.

Filme: ENTRE PATAS E BEIJOS

Diretor: Alunos do Estúdio Escola de Animação
Ano: 2013
Duração: 3’22”
Origem: Rio de Janeiro - RJ
Classificação: Livre
Sinopse: Novos vizinhos, novos amores, novas possibilidades...


Filme: MARIA VAI CA'S VACA

Diretor: Luara Dal Chiavon
Ano: 2013
Duração: 7’
Origem: Cachoeira - BA
Classificação: Livre
Sinopse: Durante as férias, Maria questiona a escola.


Filme: MY BROTHER

Diretor: Raphael Gustavo da Silva
Ano: 2013
Duração: 15’
Origem: Goiânia - GO
Classificação: 10 anos
Sinopse: Vitão e JP ganham a vida vendendo desinfetantes caseiros nas ruas de Goiânia. Certo dia, eles fazem uma aposta na loteria e ganham 15 mil reais. Com o dinheiro, decidem viver como playboys por um mês.

Filme: NO GALINHEIRO

Diretor: Arnaldo Galvão
Ano: 2014
Duração: 3’43”
Origem: São Paulo - SP
Classificação: Livre
Sinopse: Dizem que o frango é nervoso e selvagem. Dizem que o frango é quando falha o goleiro. Tem muita gente reclamando desse frango cantando, mas na verdade é gente que tem medo de viver amando.

Filme: NO SEU OU NO MEU?

Diretor: Keu Andrade
Ano: 2014
Duração: 7’
Origem: Cachoeira-BA
Classificação: Livre
Sinopse: O filme, que é uma adaptação do conto “O Lixo” de Luís Fernando Veríssimo, mostra o encontro de um homem e uma mulher que moram no mesmo andar de um prédio e encontram-se pela primeira vez diante do elevador ao levar o lixo para fora. Aos poucos, descobrem que conheciam detalhes da vida um do outro através da “espionagem” de seus respectivos lixos.

MOSTRA MISCELÂNEA

Apresenta produções de todos os cantos do país, trazendo em seu conceito a essência da origem do povo brasileiro: uma mistura de sotaques, expressões e rostos que se estende para o audiovisual, com filmes de grande ou pequeno orçamento, produções de estúdio ou caseiras circulando livremente pelo mesmo espaço.

Informações da Mostra:

Duração: 3h03
Classificação: 16 anos
Data: 03 de dezembro
Hora: 19h
Local: Centro de Difusão Cultural Azevedo Picanço
Entrada franca.


Filme: ABRIGO AO SOL

Diretor: Emerson Evêncio
Ano: 2013
Duração: 18’
Origem: Vitória - ES
Classificação: 12 anos
Sinopse: Sob o sol deita-se a memória de uma espera. E depois do horizonte? O que lhe espera? A busca idosa e pulsante move essa mulher, que tenta dar sentido ao tempo.

Filme: INTERMITÊNCIAS

Diretor: Pietro Cersosimo
Ano: 2013
Duração: 21’15”
Origem: São Paulo-SP
Classificação: 12 anos
Sinopse: Ícaro está perdido no espaço tempo, indo encontrar alguém, após uma passagem pelo inconsciente, ele vai parar de forma real no inconsciente coletivo, onde confrontará todas as questões que nos permeiam.


Filme: ESPERANDO MINHA IRMÃ

Diretor: William de Oliveira
Ano: 2013
Duração: 12’
Origem: Curitiba - PR
Classificação: Livre
Sinopse: Uma menina de apenas dez anos de idade precisa esperar por sua irmã mais velha em um carro estacionado no centro da cidade. Essa não será a primeira vez que isto acontece, mas será a última.

Filme: DENTRO

Diretor: Bruno Autran
Ano: 2013
Duração: 15’
Origem: São Paulo-SP
Classificação: 10 anos
Sinopse: Na casa de praia dos pais, ele comemora mais um aniversário.


Filme: MAIS UMA VEZ

Diretor: Daniel Calil
Ano: 2014
Duração: 18’
Origem: Goiânia - GO
Classificação: 12 anos
Sinopse: Um pai dedicado quer mudar de vida. Uma visita inesperada e a teimosia de um filho prestes a entrar na adolescência retratam a dificuldade de João, personagem protagonista, em sair desse jogo. Mais uma vez ele continuará a jogar ou sair de campo está ao seu alcance?


Filme: ALICE NA CAMA

Diretor: Fernando Bassani
Ano: 2012
Duração: 7’
Origem: Porto Alegre-RS
Classificação: 14 anos
Sinopse: Em uma manhã de sábado, Alice decide recomeçar.


Filme: DO INFINITO ADIANTE

Diretor: Fabrício Apache
Ano: 2014
Duração: 13’
Origem: Itaberaba - BA
Classificação: 16 anos
Sinopse: Uma revolução eclode no sertão quando os direitos dos trabalhadores são desrespeitados pelos antigos donos das terras. E enquanto a lei da violência ainda impera a revolução não está completa.

Filme: A VIDA É LOKA

Diretor: Perolla Cristina
Ano: 2014
Duração: 14’
Origem: São Paulo-SP
Classificação: 10 anos
Sinopse: Em um galpão abandonado um refém desperta, sendo torturado sem desistir de seu objetivo que não sabemos qual é a princípio, mas que parece ser algo de interesse aos torturadores. Ao mesmo tempo temos Danilo, um garoto de periferia que vivencia uma situação perigosa junto de seu pai (Francisco), estando cara-a-cara com a violência e a “lei das ruas” que pouco consegue entender, além de vivenciar uma aventura com seu melhor amigo (Tiago) após roubarem uma câmera.


Filme: ENCONTRO AMIGÁVEL

Diretor: Cristiano Requião
Ano: 2014
Duração: 15’
Origem: Rio de Janeiro-RJ
Classificação: 14 anos
Sinopse: Jornalista mantém um blog na internet onde critica e denuncia ações irregulares da polícia militar. Ao ser convidado para uma entrevista, é levado para um porão deserto, onde um militar de alta patente assume a postura de interrogador. A conversa se torna tensa quando são abordados o papel da polícia e seus desvios na sociedade. Racismo, preconceito e discriminação passam a ser a principal pauta da suposta "entrevista". Quando os argumentos se tornam pesados, o jornalista sofre ameaças de morte pelos policiais, seguros de sua impunidade.

Filme: RUÍDOS MUDOS

Diretor: Haendel Melo
Ano: 2014
Duração: 22’
Origem: Belo Horizonte - MG
Classificação: 16 anos
Sinopse: Durante todo aquele dia de outono, quando as nuvens baixas pairavam nos céus, ela caminhou sozinha pelas terras desoladoras. E finalmente quando as sombras da tarde caíram, ela avisou a melancólica casa.


Filme: ANTIOK

Diretor: Dario Vetere
Ano: 2014
Duração: 15’
Origem: Brasil
Classificação: Livre
Sinopse: Perspectiva onírica da história da humanidade. Uma desconstrução dos eventos mais importantes da terra, desde 1900. Tentando não quebrar a sutil linha que divide a ficção cientifica e a realidade. O que faria um Napoleão, um Aníbal ou um Hitler tendo o poder de viver pra sempre? Se limitariam ao deslumbre do momento ou perceberiam de imediato a magnitude de tal poder?

Filme: ESTOCOLMO - O MITO DA OBSESSÃO

Diretor: Alexandre Estevanato
Ano: 2014
Duração: 19’
Origem: SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP
Classificação: 16 anos
Sinopse: Qual seu verdadeiro desejo de justiça? A justiça da lei, a de Deus, ou a justiça do olho por olho, dente por dente?

Filme: NOITE PERDIDA

Diretor: Filippo Capuzzi Lapietra
Ano: 2012
Duração: 16’
Origem: São Paulo - SP
Classificação: 12 anos
Sinopse: Dois amigos se reencontram após uma noite frustrada com duas garotas. Ambos mentem a respeito do resultado final de suas investidas. Esta mentira é o gatilho para o flashback, que revela o que realmente ocorreu com eles.


Filme: AO QUADRADO

Diretor: Paulo Roque
Ano: 2014
Duração: 11’30
Origem: Belém-PA
Classificação: 16 anos
Sinopse: Ao Quadrado é um drama urbano ambientado em um supermercado 24 horas, onde dois casais vivenciam relações casuais ou intempestivas durante uma madrugada. Como um recorte do cotidiano, revela em si mesmo a superficialidade dos encontros e desencontros entre quatro personagens que perambulam perdidos e insones entre corredores vazios.


Filme: RUBRAS MARIPOSAS

Diretor: Anderson Craveiro
Ano: 2013
Duração: 18’30
Origem: Londrina- PR
Classificação: 16 anos
Sinopse: Textura do tempo. Memórias de uma cafetina que lembra/imagina os tempos áureos do seu cabaré nos anos 50 durante o auge da economia cafeeira no norte do Paraná, e vive a decadência pela geada negra nos anos 70.


MOSTRA APOCALIPSE

A Mostra Apocalipse é o espaço de exibição dos filmes não recomendados para menores de 16 anos: são filmes com conteúdo sexual, de horror, entre outros recomendados ao público adulto. A mostra é repleta de zumbis esfomeados, psicopatas, pessoas descontroladas, performances eróticas, discursos politicamente incorretos e muitos outros representantes do maldito.

Informações da Mostra:

Duração: 1h28
Classificação: 16 anos
Data: 04 de dezembro
Hora: 19h
Local: Centro de Difusão Cultural Azevedo Picanço
Entrada franca.


Filme: A ESCADA

Diretor: André Arôxa
Ano: 2013
Duração: 3’05”
Origem: Caruaru- PE
Classificação: 12 anos
Sinopse: A animação conta a história de um homem que perdeu tudo que ama e está prestes a tomar uma decisão.


Filme: ATRÁS DA PORTA

Diretor: Thaís de Campos e Bruno SaglIa
Ano: 2013
Duração: 14’31”
Origem: RJ
Classificação:  anos
Sinopse: Um thriller, que se passa num prédio sombrio, onde Júlia e seu cão Barão moram. A partir do desaparecimento de barão, Júlia descobre que não vive em um lugar comum.


Filme: FAZENDA MACABRA

Diretor: Juacêni Abreu
Ano: 2013
Duração: 13’21”
Origem: Funilândia- MG
Classificação: 10 anos
Sinopse: Casal de namorados é surpreendido por uma inocente e estranha garotinha, em uma fazenda no interior de Minas Gerais. Desse encontro, inicialmente singelo, situações macabras começam a emergir.


Filme: FAROESTE - UM AUTÊNTICO WESTERN

Diretor: Wesley Rodrigues
Ano: 2013
Duração: 18’25”
Origem: Goiânia-GO
Classificação: 12 anos
Sinopse: Maverick é um urubu que logo ao nascer vê sua família ser vitimada pela violência. Habituado a ela desde o princípio de sua vida, na idade adulta torna-se líder de uma gangue criminosa, espalhando terror por onde passa.


Filme: O PREÇO DO MAL

Diretor: Cristiano Sousa
Ano: 2013
Duração: 7’30”
Origem: Goiânia-GO
Classificação: Livre
Sinopse: Uma inocente consultora de produtos cai em uma armadilha mortal.



Filme: PEDAÇOS

Diretor: Athanasios Kalogiannis
Ano: 2013
Duração: 17’
Origem: São Paulo-SP
Classificação: 14 anos
Sinopse: Pedaços de um pesadelo invadem a mente de uma mulher e ela não consegue mais distinguir o que é realidade e o que é sonho.


Filme: VOCÊ JÁ CORTOU SEU CABELO COM MAQUININHA?

Diretor: Marilia Hanashiro e Gabriel Buéssio
Ano: 2012
Duração: 23’
Origem: São Paulo-SP
Classificação: 16 anos
Sinopse: Sangue na barbearia.



MOSTRA QUINTESSÊNCIA

Para a Cosmologia, a Quintessência seria um elemento de natureza desconhecida responsável pela expansão acelerada do Universo, um agente provocador de transformações e evolução. No audiovisual, ao adotar o experimental como norte, os realizadores propõem novos desafios a si mesmos e ao espectador. Novas e desconhecidas linguagens surgem do cruzamento das já existentes, indo além das classificações, movimentando a roda imaginária da imagem-movimento.

Informações da Mostra:

Duração: 1h35
Classificação: 16 anos
Data: 04 de dezembro
Hora: 20h30
Local: Centro de Difusão Cultural Azevedo Picanço
Entrada franca.


Filme: MOVESER

Diretor: Rita Machado
Ano: 2014
Duração: 2’
Origem: Natal - RN
Classificação: Livre

Sinopse: Estando de forma livre em uma rua, Marconi Araújo do grupo Gira Dança, se depara com os seus muros rotineiros, e cansado disso ele se coloca de forma diferente perante esses obstáculos.



Filme: À MARGEM DOS OLHOS

Diretor: Maria Alice Arida
Ano: 2013
Duração: 16’
Origem: São Paulo - SP
Classificação: 10 anos
Sinopse: Rodrigo vai assistir a uma peça de teatro interativa em um casarão antigo. Ao longo do espetáculo, ele se apaixona pela atriz e passa a não distinguir mais a realidade da encenação.

Filme: CAOS

Diretor: Hilda Lopes Pontes
Ano: 2014
Duração: 6’
Origem: Salvador - BA
Classificação: 10 anos
Sinopse: Um homem acorda numa floresta e tenta entender o que está acontecendo com ele enquanto um homem desconhecido o leva para diferentes lugares.

Filme: A NOITE

Diretor: Rodrigo Amboni            
Ano: 2014
Duração: 28’42”
Origem: Florianópolis - SC - Brasil
Classificação: Livre
Sinopse: Após a morte prematura de sua esposa, a vida de Rubens fica suspensa em um estado profundo de depressão, que o faz entrar nos lugares mais ocultos e sensíveis da alma. Seu estado psicológico o faz transitar entre as suas memórias, sensações, medos, sonhos e vigília em um só tempo, o seu tempo interior. E é dentro deste tempo que a história é narrada, com uma linguagem que se afasta da prosa para se aproximar à poesia.


Filme: CAVEIRÃO

Diretor: Guilherme Marcondes
Ano: 2013
Duração: 11’
Origem: São Paulo - SP
Classificação: 14 anos
Sinopse: Todas as noites às 3h33 os relógios param e o tempo congela por um instante. Durante uma fração de segundo aos olhos dos mortais há uma segunda noite mágica, na qual os espíritos da cidade saem para se divertir. Esta é a estória da batalha eterna pela alma de São Paulo, o choque entre a boêmia e o autoritarismo, a comédia e o horror.


Filme: CHÁ

Diretor: Nando Dalberto
Ano: 2014
Duração: 5’30”
Origem: Campinas - SP
Classificação: Livre
Sinopse: Nessa história inspirada livremente na obra "Alice no País das Maravilhas", um encontro regado à dança e esquisitices acontece no chá da tarde.



Filme: DESDOBRÁVEIS

Diretor: Marcelo Dias
Ano: 2013
Duração: 10’
Origem: Brasília-DF
Classificação: Livre
Sinopse: Um dia na vida de quatro mulheres que se desdobram pela arte. O filme questiona a fronteira entre ficção e documentário e propõe uma livre adaptação do espetáculo Desdobrar da Cia Nós No Bambu, única na dança acrobática em esculturas artesanais de bambu.


Filme: IT’S ALL ABOUT DREAMS

Diretor: Felipe Murgas
Ano: 2014

Duração: 8’20”

Origem: São Paulo - SP
Classificação: Livre
Sinopse: Pedro transita em suas ideias conscientes e inconscientes, com as dúvidas e os medos de toda uma vida.


Filme: ENTRE CASAIS

Diretor: Will Alvez
Ano: 2014
Duração: 7’47”
Origem: Cabo Frio-RJ
Classificação: 16 anos
Sinopse: Sabe o amor? Aquele adorado por muitos e renegado por poucos? Então, esse amor, ele consiste e existe pela paixão, não só a paixão entre pessoas, mas também pela arte.


Filme: INFERNO

Diretor: João Marciano Neto e Jorge Bony
Ano: 2013
Duração: 9’
Origem: Cachoeira - BA
Classificação: 12 anos
Sinopse: Um homem (Pedro do Livramento) acorda em um local misterioso onde apenas há três portas e um rádio. A cada porta que se abre ele passará por experiências excruciantes.



MOSTRA MEMORABILIA
No dicionário, memorabilia é descrito como “fatos ou objetos, dignos de serem rememorados, que se guardam na lembrança ou como lembrança”. Os documentários, independente do tema, tendem a somar para a memória coletiva, enquanto registro dos mais variados aspectos da vida, preservando momentos, pontos de vista, realidades, personalidades, acontecimentos... A Memorabilia traz um rico recorte da produção audiovisual documental brasileira, com trabalhos inscritos no FIM 2014. A sessão terá a participação de Jade Rainho (BA), diretora do documentário “Flor Brilhante e as Cicatrizes da Pedra”, exibido na mostra.

Informações da Mostra:

Duração: 2h43
Classificação: 16 anos
Data: 05 de dezembro
Hora: 19h
Local: Centro de Difusão Cultural Azevedo Picanço
Entrada franca


Filme: COM TRATO MUSICAL

Diretor: Jackeline Scarpelli e Perseu Azul
Ano: 2014
Duração: 21'46''
Origem: Cuiabá - MT
Classificação: Livre
Sinopse: Um retrato íntimo da expressão musical de uma cidade, na sua diversidade e resistência. Um mergulho na humanidade de artistas que fazem da música a voz, o suor e a sobrevivência em meio ao calor e ao caos da vida nas grandes cidades brasileiras.


Filme: A COR DO FOGO E A COR DA CINZA

Diretor: André Félix
Ano: 2014
Duração: 25'
Origem: Vitória- ES
Classificação: Livre
Sinopse: Wagner vive na favela e desde os 7 anos de idade é proprietário da Rede Metror, um canal de televisão feito de papel e lápis de cor. Após 11 anos e mais de 70 novelas transmitidas, Wagner dirige pela primeira vez atrizes reais.


Filme: COSTURANDO HISTÓRIAS

Diretor: Carina Bentlin
Ano: 2014
Duração: 11'44"
Origem: Cosmópolis - SP
Classificação: Livre
Sinopse: Nito Nallin segue costurando. A alfaiataria é o negócio da família há quase oitenta anos. Entre agulhas e dedais, Nito conta histórias e relembra o tempo em que foi jogador profissional em times como Guarani e Ponte Preta.

Filme: OLYMPIAS

Diretor: Bia Medeiros
Ano: 2013
Duração: 11'38''
Origem: Rio de Janeiro- RJ
Classificação: 16 anos
Sinopse: As Olympias de Fernando Codeço são as travestis do bairro da Glória, Rio de Janeiro. O projeto é feito em referência à obra Olympia (1863), de Édouard Manet, que retrata uma prostituta. Fernando desenha as travestis e realiza performances nas ruas do bairro.


Filme: FLOR BRILHANTE E AS CICATRIZES DA PEDRA

Diretor: Jade Rainho
Ano: 2013
Duração: 28’14’’
Origem: MS
Classificação: Livre
Sinopse: Flor Brilhante é a matricarca de uma família indígena de rezadores Guarani-Kaiowá que vive na reserva de Dourados-MS, Brasil. Lá, cerceados de seu modo de viver originário, tentam sobreviver preservando conhecimentos e hábitos da cultura dos antigos, enquanto convivem com os efeitos e mazelas causados pelas explosões contínuas de uma usina de asfalto, que dinamita e explora uma pedra sagrada no território da aldeia há mais de 40 anos.


Filme: ARTE N'ATIVA

Diretor: Lívia Quintanilha
Ano: 2013
Duração: 15'
Origem: Santos - SP
Classificação: Livre
Sinopse: Tendo a Baixada Santista como pano de fundo, Arte N’ativa apresenta artistas independentes contando as dificuldades e o prazer de fazer um trabalho alternativo ao mercado comercial. Representantes de diversos tipos de arte: teatro, música, circo, arte contemporânea; todos têm em comum o desejo de realizar um trabalho autoral, e a necessidade de torná-lo economicamente viável.



Filme: MAR DE LARA

Diretor: Carina Bentlin
Ano: 2014
Duração: 17'33"
Origem: Cosmópolis - SP
Classificação: Livre
Sinopse: O mar de Portugal, a personagem “Lara” do filme Doutor Jivago, ditadura militar, literatura portuguesa e mandarim se interligam no depoimento de Izabel.

Filme: OPERÁRIOS DO SAMBA

Diretor: Carolina Calcavecchia
Ano: 2014
Duração: 23'
Origem: Rio de Janeiro-RJ
Classificação: 16 anos
Sinopse: O Movimento Cultural Samba do Buraco do Galo, oriundo de Oswaldo Cruz, bairro do subúrbio do Rio de Janeiro, apresentado por seus fundadores, integrantes e compositores parceiros.                                            



MOSTRA MURALHA

PIQUENIQUE, MOSTRA NA MURALHA E RODA DE CONVERSA
Fim tarde com atrações musicais acústicas, seguido de mostra de cinema em tela gigante na muralha. Para encerrar a noite, roda de conversa com realizadores convidados. A tradicional Mostra na Muralha da Fortaleza de São José acontece há 7 anos e exibe produções nacionais de diversos gêneros. Uma forma tipicamente amapaense de exibir filmes, que busca agregar todos os tipos de público que circulam pelo entorno do monumento. Uma celebração ao audiovisual e a Fortaleza de São José.

Informações da Mostra:

Duração: 2h
Classificação: 10 anos
Data: 06 de dezembro
Hora:
 -Piquenique musical: 17h
- Mostra: 19h
Local: Muralha da Fortaleza de São José
Aberto ao público.


Filme: JACKLEGAL

Diretor: Wanessa Malta
Ano: 2013
Duração: 25’
Origem: Fortaleza - CE
Classificação: Livre
Sinopse: Três garotos da periferia têm como prática comum sair andando de suas casas para ver o pôr-do-sol em um dos pontos turísticos de Fortaleza. Enquanto fazem o trajeto já conhecido, passam por diversas aventuras. Eles têm entre 16 e 18 anos, são fãs de rock e acreditam que o pensamento positivo consegue materializar bons acontecimentos! Uma história de jovens para jovens.


Filme: A ALMA DAS RUAS

Diretor: Jaime Guimarães
Ano: 2014
Duração: 13’11”
Origem: Campina Grande - PB
Classificação: Livre
Sinopse: As ruas tem alma, afirmava o jornalista e cronista carioca João do Rio. Este documentário traz uma livre adaptação da obra do escritor e capta a essência das vias centrais da cidade de Campina Grande, localizada no interior da Paraíba. O Flâneur acompanha os movimentos dos transeuntes e as relações que se desenvolvem e dão vida ao espaço urbano. Com uma bela fotografia e narração poética, o filme mostra o que muitas vezes passa despercebido aos olhos das pessoas.


Filme: A CIDADE QUE VIVE EM MIM

Diretor: Fernanda Estevam
Ano: 2014
Duração: 8’
Origem: Belo Horizonte - BH
Classificação: Livre
Sinopse: O documentário aborda, de forma poética, o paralelo entre o passado do casarão da Rua Manaus, em Belo Horizonte, e o presente da ocupação Espaço Comum Luiz Estrela. O casarão abrigou um manicômio infantil. Abandonado por 19 anos, em outubro de 2013, ele foi redescoberto e preenchido de arte e política.

Filme: DOE A UM DESCONHECIDO

Diretor: Rafael Trevo
Ano: 2013
Duração: 4’25
Origem: Rio de Janeiro-RJ
Classificação: livre
Sinopse: Doe a um Desconhecido é a filmagem de uma intervenção que mostra o poder que cada pessoa tem quando se permite experimentar o novo e o outro, usando da flor como símbolo poético que interliga desconhecido e possibilitas torná-los conhecidos.

Filme: FACE

Diretor: Fernando Narasaki
Ano: 2013
Duração: 7’21”
Origem: São Bernardo do Campo - SP
Classificação: Livre
Sinopse: Quando uma nova vida se apresenta, Henrique precisa decidir entre antigos métodos para sobreviver a um meio hostil ou se abrir ao mundo para viver um primeiro amor. O garoto possui uma deformidade em seu rosto que o torna alvo de bullying. Em Aline encontra uma possibilidade de ser aceito como ele é, porém, um teste definitivo irá determinar o futuro dos jovens.


Filme: FUNCIONÁRIO DO MÊS

Diretor: Raphael Gustavo da Silva e Danilo Kamenach
Ano: 2014
Duração: 9’22”
Origem: Goiânia - GO
Classificação: 10 anos
Sinopse: Gilmar, empregado em uma empresa de cobrança, vive o pesadelo de poder se tornar o funcionário do mês.


Filme: GAME OVER

Diretor: Daniel Dias
Ano: 2013
Duração: 5’
Origem: Rio de Janeiro - RJ
Classificação: Livre
Sinopse: Na volta pra casa, duas amigas conversam sobre o ex-namorado de uma delas.


Filme: GIGANTES DA ALEGRIA

Diretor: Ricardo Rodrigues e Vitor Gracciano
Ano: 2012
Duração: 12’02”
Origem: Rio de Janeiro - RJ
Classificação: Livre
Sinopse: Os “gigantes da alegria” desfilam todos os anos na Sapucaí, na escola de samba Embaixadores da Alegria, abrindo o desfile das campeãs do carnaval. Os portadores de nanismo se destacam quando nos ensinam que a felicidade não tem moldura em tamanho ou cor.


Filme: PM – POLICIAL MÁGICO

Diretor: Antônio Jr.
Ano: 2013
Duração: 3’
Origem: Rio de Janeiro - RJ
Classificação: Livre
Sinopse: “PM – Policial Mágico” é uma sátira bem humorada direcionada aos policiais que fazem morteiros aparecerem nas mochilas de manifestantes, e gente de bem desaparecerem.


Filme: PARA PODER PARAR O TEMPO

Diretor: Marcelo Lee
Ano: 2013
Duração: 19’
Origem: São Paulo - SP
Classificação: Livre
Sinopse: Amélia é uma menina que mora em uma rodoviária no interior do estado de São Paulo. Perdida em si, a menina sonha com um amor distante, um garoto chamado Bruno que surge na noite para encontrá-la. Enquanto isso, Romária e João, casal dono de um quiosque que vende chiclete, cigarro e bala, adotam a garota por compaixão, oferecendo emprego e companhia. Pela frieza de João, Romária encontra em Amélia cumplicidade e amor. Juntas tentam parar o tempo.


MOSTRA MOUSIKÊ

FESTA DE ENCERRAMENTO DO 11º FIM - MOSTRA MOUSIKÊ

Encerramento da programação com bandas, exposições, intervenções artísticas e, claro, nossa mostra de videoclipes. Essa mostra é dedicada aos clipes e produções que envolvam experimentações musicais de diversos estilos.


Informações da Mostra:

Duração: 12’
Classificação: 10 anos
Data: 07 de dezembro
Hora: 19h
Local: Espaço Caos - Arte e Cultura
Entrada franca

Clipe: ENTRE O MAR E A AREIA

Diretor: Klaus Hastenreiter
Ano: 2013
Duração: 5'13''
Origem: Salvador- BA
Classificação: 10 anos
Sinopse: Entre reflexões e devaneios, homem lembra um amor perdido.


Clipe: COLD MIND (BraveHeart)

Diretor: Michael Bahr
Ano: 2013
Duração: 4'06''
Origem: Curitiba - PR
Classificação: Livre
Sinopse: James, homem que através de uma carta, recebe a noticia que está sendo separado de sua amada, Sally. Vive um momento complicado e precisa pensar friamente nas decisões que irá tomar nos próximos segundos, onde a melhor solução seria parar o tempo para decidir o certo.


Clipe: INSTIGADO (O Sósia)

Diretor: Carla Antunes, Jami Gurjão e Thaise Medeiros
Ano: 2014
Duração: 2'46''
Origem: Macapá-AP
Classificação: Livre
Sinopse: Eles só queriam um pouco mais de instigação.


Clipe: MINHA VIDA, MEU PROBLEMA! (Máfia Nortista)

Diretor: Daniel Nec & Ramon José (RJ)
Ano: 2012
Duração: 4'7''
Origem: Macapá- AP
Classificação: Livre
Sinopse: “Minha Vida, Meu Problema!” é o som que embala o primeiro vídeo clip do Rap do Amapá, extremo norte do Brasil, e também o primeiro dos repeiros da Máfia Nortista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...