21/10/2015

Amapá recebe 12ª edição do Dia Internacional da Animação

Celebrado em 28 de outubro, a mostra apresenta curtas-metragens de desenhos animados brasileiros e internacionais. 

 O Dia Internacional da Animação (DIA), maior evento de cinema simultâneo do Brasil, chega a sua 12ª edição em mais de 200 cidades no Brasil e 40 países participantes. Ocorrido anualmente em 28 de outubro, a data é celebrada com uma sessão de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais. Entre os países que também participam simultaneamente, estão França, Portugal, Índia, Polônia, Rússia, Hungria, Israel, Egito, Suécia, Canadá e EUA.
O DIA tem objetivo de difundir o cinema de animação nacional em todas as regiões do país, proporcionar o contato do público com o trabalho de diretores brasileiros, estimular debates, revelar talentos, despertar o interesse do público e propiciar o intercâmbio entre filmes nacionais e estrangeiros, fortalecendo os laços com os países integrantes da Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) e divulgar os filmes nacionais no exterior. O evento também gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. “Uma das grandes forças do Dia Internacional da Animação é a exibição de filmes não só nos grandes centros, como em muitas cidades do interior do Brasil, fazendo parte do calendário cultural de vários municípios que não tem salas de cinema”, ressalta Fabiano Florez, produtor nacional do evento.
Além dos objetivos de difusão da produção nacional do cinema de animação e formação de público, o projeto chama atenção pela rede formada por coordenadores locais voluntários, responsáveis pela inscrição de seus municípios. Cada cidade participante pode organizar sua programação paralela para a semana que acontece o DIA, sempre com entrada franca.
No Amapá, a programação é realizada desde 2007, com apoio do Festival Imagem-Movimento (FIM). Na capital tucuju, a Praça da Bandeira será o cenário das exibições, no dia 28 de outubro, a partir de 19h30. Nessa noite acontece também o lançamento da programação da 12ª edição do FIM (1 a 6 de dezembro).
Confira a programação do DIA Amapá:
MOSTRA NACIONAL - Classificação indicativa: 12 anos
O Átomo Brincalhão - Dir.Roberto Miller
Ed - Dir. Gabriel Garcia
Occupation: Animator - Dir. Bruna Berford
Castillo y el Armado - Dir. Pedro Harres
Los Rosales - Daniel Ferreira
Faroeste: Um autêntico Western - Dir. Wesley Rodrigues
MOSTRA INTERNACIONAL- Classificação indicativa: 10 anos
Laznia – Dir. Tomek Ducki
Choir Tour – Dir. Edmunds Jansons
Glad – Dir. Petra Zlonoga
The Pigger Picture – Dir. Daisy Jacobs
Choreography for Copy Machine – Dir. Chel White
Wind – Dir. Robert Lobel
Symphonie N.42 – Dir. Reka Bucsi
Padre – Dir. Santiago Bou Grasso
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...