29/10/2015

Programação XII FIM

A programação do 12º FIM tá bonita demais, cheia de luz, som e fúria. Vem com a gente conferir as datas das mostras:

Clube de Cinema especial: MOSTRA FÁBULAS NEGRAS
A mostra Fábulas Negras é um recorte do cinema fantástico e de horror nacional. Apresentando filmes inscritos e convidados do FIM, a mostra exibe a produção de jovens e veteranos diretores independentes. Um aquecimento para o 12º FIM, mas que vai te gelar os ossos e provocar arrepios.
Data: 28 de novembro
Local: Espaço Caos - Arte e Cultura (Av. Procópio Rola, 1572. Entre Manuel Eudóxio e Prof. Tostes. Santa Rita)
Duração: 132’
Horário: 19h

Filme: SELFIE – Episódio 1 (Trauma)
Diretor: Diogo Bezerra
Ano: 2014
Duração: 9’37”
Origem: São Paulo - SP
Classificação: 16 anos
Sinopse: Lado B Produções apresenta “Selfie”, web-série em três capítulos: Através de vídeos caseiros gravados por ele mesmo, o serial killer chamado Pierre, revela detalhes sobre seus crimes. Durante umas de suas filmagens ele recorda a infância e maneira como sua mãe Vitoria foi responsável pelo trauma que mudou para sempre sua vida.
Na incessante busca de represália Pierre conhece Julia, uma jovem assessora de imprensa e possível vitima. O que ele não poderia imaginar, é que um conflito entre seus instintos e sentimentos colocaria a prova rumo dos acontecimentos.

Filme: ENCOSTO 
Diretor: Joel Caetano
Ano: 2013
Duração: 7
Origem: São Paulo - SP
Classificação: 12 anos
Sinopse: Depois de fazer um ritual de magia negra, um homem descobre que o preço a pagar por seus desejos pode ser alto demais!

Filme convidado: JUDAS 
Diretor: Joel Caetano
Ano: 2015
Duração: 10’
Origem: São Paulo - SP
Classificação: 10 anos
Sinopse: Sábado de aleluia é dia de malhar o Judas... você tem coragem?

Filme convidado: AS FÁBULAS NEGRAS
Diretores: Rodrigo Aragão, Petter Baiestorf, Joel Caetano, José Mojica Marins.
Ano: 2015
Duração: 105’
Origem: Brasil
Classificação: 18 anos
Sinopse: Um grupo de crianças brinca na mata e acaba embarcando numa aventura macabra povoada com personagens do imaginário popular brasileiro: lobisomem, bruxa, fantasma, monstro e Saci. Esta é uma antologia que mostra a versão de quatro diretores do cinema de horror brasileiros inspirados em lendas do folclore nacional.

Horário: 21h15
Atração musical: banda PERFUME BARATO

Entrada franca
                       
OFICINA DE ANIMAÇÃO DE PERSONAGENS
com after effects
Data: 1 a 3 de dezembro
Local e inscrições: divulgação em breve
Horário: 14h às 18h
Ministrante: Leonardo Cata Preta é profissional independente de Cinema e Vídeo, Animador, Ilustrador, Designer e Artista Plástico. Seu curta de animação “O céu no andar de baixo” coleciona 40 prêmios em festivais pelo Brasil e exterior.
Investimento: R$50
Assista ao curta "O céu no andar de baixo", dirigido por Cata Preta.  

MOSTRA DE ABERTURA
Largada oficial do 12º FIM. Momento de ocupação dos espaços públicos de Macapá, este ano a mostra apresenta uma seleção com alguns dos mais cativantes e bonitos curtas-metragens inscritos. Uma programação livre para encantar a todas as idades.
Data: 01 de dezembro
Local: Praça da Bandeira
Duração: 99’
Horário: 19h

Abertura: OS ACROBATAS

Filme: RETICÊNCIAS
Diretor: Nathalia Cavalcante
Ano: 2013
Duração: 12’
Origem: Curitiba - PR
Classificação: livre
Todos os dias, Joana, uma senhora solitária, visita a biblioteca. A cada dia, lê um livro, em voz alta. As pessoas passam sem interrompê-la. Mas um dia, a sua rotina é modificada e, com isso, tenta buscar uma forma de se desvencilhar da solidão.

Filme: O CÉU SOBRE OS TEUS OMBROS
Diretor: Luiz Maximiano
Ano: 2015
Duração: 15’30’’
Origem: São Paulo - SP
Classificação: Livre
Sinopse: Uma série de estranhos eventos se passa enquanto um homem dirige seu carro por uma estrada isolada.

Filme: GUIDA
Diretor: Rosana Urbes
Ano: 2014
Duração: 11’20”
Origem: São Paulo - SP
Classificação: Livre
Sinopse: Guida, uma doce senhora que há 30 anos trabalha como arquivista no Fórum da cidade, tem sua rotina entediante modificada ao se deparar com um anúncio para aulas de modelo vivo em um centro cultural. Através da sensibilidade criativa da personagem, o filme propõe uma reflexão sobre a retomada da inspiração artística, a arte como agente transformador e o conceito do belo.

Filme: O FILME DE CARLINHOS
Diretor: Henrique Filho
Ano: 2014
Duração: 20’
Origem: Ipiaú- BA
Classificação: Livre
Sinopse: Carlinhos, garoto sonhador e apaixonado por cinema, quer fazer um filme de terror na pequena cidade onde mora, Ipiaú, no interior da Bahia. Com ajuda dos seus amigos da escola e estímulo do dono de uma videolocadora, Seu Joaquim, Carlinhos se dedica para realizar seu sonho.

Filme: LA DUDA
Diretor: Philippe Noguchi
Ano: 2015
Duração: 14’41”
Origem: Rio de Janeiro- RJ
Classificação: Livre
Sinopse: Duda é dúvida, em espanhol. É também como os amigos conhecem Maria Eduarda, uma jovem estudante de cinema incapaz de escrever o roteiro da própria vida. Duda sempre deu um jeito de driblar sua indecisão. Decidida que encontrara um remédio definitivo pra sua fobia, sua certeza desaba diante da escolha mais importante que já precisou fazer.

Filme: PERSEO
Diretor: María Florencia Sosa
Ano: 2013
Duração: 11’
Origem: Buenos Aires - Argentina
Classificação: 12 anos
Sinopse: Malena vive com seu gato Perseus em um prédio antigo em Buenos Aires. Sua vida é calma, no entanto, há uma vizinha cuja presença a inquieta. Um dia, Perseus não aparece em nenhum lugar. Chamando, Malena escuta miados e um barulho estranho. Perseus desapareceu. Ela pressente o que aconteceu.

Filme: PALHAÇOS ANÔNIMOS
Diretor: Edu Camargo & Gabriel do Valle
Ano: 2015
Duração: 15’
Origem: Curitiba- PR
Classificação: Livre
Sinopse: Respeitável público, apresentamos o drama dos palhaços que perceberam que a lágrima nunca é vazia, mas o riso pode ser. Quando cada riso da plateia parecer um riso a menos em seu coração, é hora de visitar a sala de terapia dos Palhaços Anônimos.

Horário: 21h
Atração musical: Banda NUME

Aberto ao público

MOSTRA MISCELÂNEA
Apresenta produções de todos os cantos do país, trazendo em seu conceito a essência da origem do povo brasileiro: uma mistura de sotaques, expressões e rostos que se estende para o audiovisual, com filmes de grande ou pequeno orçamento, produções de estúdio ou caseiras circulando livremente pelo mesmo espaço. 
Data: 02 de dezembro
Local: Centro de Difusão Cultural Azevedo Picanço
Duração: 208’
Horário: 18h30

Filme: INDIANÓPOLIS, MEU AMOR
Diretor: Guilherme Ferraro
Ano: 2015
Duração: 19’
Origem: São Paulo - SP
Classificação: 14 anos
Sinopse: Em uma inoportuna noite na Avenida Indianópolis, um casal se conhece. Ou se reencontra.

Filme: CADERNOS DA GUERRA
Diretor: Alan Mendonça Furtado
Ano: 2014
Duração: 10’40”
Origem: Viamão - RS
Classificação: 14 anos
Sinopse: Em setembro de 1944, o "Diário Carioca" enviou o escritor Rubem Braga à Itália. Como correspondente de guerra, ele esteve junto à Força Expedicionária Brasileira, a FEB, e testemunhou os últimos meses da Segunda Guerra Mundial. Após o encontro inesperado com duas italianas, o escritor reflete sobre a afetividade, a violência da guerra e a necessidade de esquecer.

Filme: OPERAÇÃO ORQUÍDEA
Diretor: Paulo Siqueira
Ano: 2014
Duração: 12’
Origem: São Paulo - SP
Classificação: 10 anos
Sinopse: Camila Junqueira, neta do conceituado policial aposentado Olavo Junqueira, é misteriosamente sequestrada. A dupla de policiais Raquel e Gustavo, chamados por Olavo, começam a investigar e percebem que o sequestro é muito mais misterioso do que eles pensavam.

Filme: A VOZ DO POVO
Diretor: Germano Weiss
Ano: 2014
Duração: 22’
Origem: Rio de Janeiro - RJ
Classificação: 16 anos
Sinopse: Cleiton é o locutor de promoções do supermercado Superbaratão, e sonha em um dia se tornar âncora de telejornal. Além de buscar uma vida melhor, ele quer ter seu talento reconhecido. A rotina de trabalho e a pobreza o incomodam assim como uma mosca que nunca lhe deixa em paz. Uma oportunidade de realizar seu sonho faz com que seu comportamento mude diante da vida e das pessoas que estão a sua volta.

Filme: TODAS AS COISAS SÃO UMA METÁFORA SOBRE A MORTE
Diretor: Beto Waite
Ano: 2015
Duração: 20’
Origem: Rio de Janeiro- RJ
Classificação: 14 anos
Sinopse: Um filme sobre o espaço vazio deixado pela morte, sobre as relações humanas e como as metáforas criadas pela arte ajudam a significar a vida.

Filme: GOTAS DE FUMAÇA
Diretor: Ane Siderman
Ano: 2013
Duração: 21’
Origem: Porto Alegre - RS
Classificação: 14 anos
Sinopse: Bibi é uma viúva que vive com seu gato em seu pequeno apartamento. Aos setenta anos, refugiada em seu próprio mundo, apenas se relaciona com os seus vizinhos. Até que decide sair da toca para ajudar sua vizinha Julieta. Acabam criando uma relação às margens da solidão, identificadas na angústia comum da espera da morte.

Filme: PELOS OLHOS DO BESOURO
Diretor: Mickael Couturier & Myrza Muniz
Ano: 2015
Duração: 16’
Origem: Rio de Janeiro - RJ
Classificação: Livre            
Sinopse: Um jovem casal irreverente ameaçado pela presença de um drone que os espia, decide roubar as joias da família e fugir rumo à Costa Verde. A espiã, uma menina de 12 anos que sonha com a liberdade, planeja seu próprio sequestro para fugir com eles.
                                  
Filme: MINHAS PIORES LEMBRANÇAS DO FIM DO MUNDO SÃO AQUELAS QUE NÃO GUARDEI NEM POR UM SEGUNDO.
Diretor: Danilo Godoy
Ano: 2014
Duração: 20’
Origem: São Paulo - SP
Classificação: 12 anos
Sinopse: Uma fita VHS rotulada "Barcelona 1989" carrega um pedaço trágico do passado de Maria. Enquanto assiste à fita, um misterioso motoboy para diante de sua casa. A tímida observação transforma-se rapidamente em voyeurismo, misturando-se às lembranças de Maria, que a levam ao inesperado encontro de uma professora de Ikebana.

Filme: ÁGUA
Diretor: Giulia Góes
Ano: 2014
Duração: 15’44”
Origem: Porto Alegre - RS
Classificação: 12 anos
Sinopse: Lucas passa os dias em seu apartamento, tentando lidar com o luto.

Filme: CIRANDA DOS OLHOS CANSADOS
Diretor: Anelise Rodrigues
Ano: 2015
Duração: 19’30”
Origem: São Paulo - SP
Classificação: Livre
Sinopse: É de notável dificuldade falar sobre esse tema pois, às vezes, nem mesmo as pessoas mais velhas tem noção do que entender deste período de suas vidas. Mas afinal, o que é velhice? É um último estágio do corpo físico? É um estado de espírito onde se tem como prioridade descansar a alma e se abster do caos do mundo? Como ela se faz presente na vida de uma pessoa? Como é ter consciência de que os anos de sua vida já foram quase todos levados pelo tempo?

Filme: O FORASTEIRO
Diretor: Diogo Cronemberger
Ano: 2014
Duração: 25’16”
Origem: São Raimundo Nonato- PI
Classificação: 16 anos
Sinopse: A história de um homem que, no sertão do Piauí, luta contra o mundo cíclico e obsessivo de violência em que se encontra preso.

Filme: OLHOS DE BOTÃO
Diretor: Marlom Meirelles
Ano: 2015
Duração: 18’
Origem: Bezerros - PE
Classificação: 12 anos
Sinopse: Uma casa, no pacato interior pernambucano, abriga Dora e Miguel. Sem filhos ou parentes, levam uma vida calma e, após tantos anos juntos, eles mal tem o que conversar para com o outro. Este era o retrato de suas vidas até a chegada de Júlia.

Filme: EU QUERIA SER ARREBATADA, AMORDAÇADA E, NAS MINHAS COSTAS, TATUADA.
Diretor: Andy Malafaia
Ano: 2015
Duração: 16’30”
Origem: Rio de Janeiro - RJ
Classificação: 16 anos
Sinopse: Silvana quer fugir.

MOSTRA EM MOVIMENTO
Mostra ao ar livre que leva o Festival Imagem-Movimento a bairros mais afastados, a fim de expandir as opções de acesso a programação do festival para além do centro da cidade. Este ano a mostra será realizada na Rua do Copala (Buritizal) com classificação livre.
Data: 02 de dezembro
Local: Rua do Copala, entre Santos Dummont e Hidelmar Maia. Buritizal.
Duração: 94’
Horário: 19h

Filme: A CARONA
Diretor: Eliezer França
Ano: 2012
Duração: 1’16”
Origem: Belém - PA
Classificação: Livre
Sinopse: “A Carona” trás um casal de amigos em um passeio sobre rodas pelas ruas de Belém. Quando a famosa chuva da tarde chega, o casal precisa buscar abrigo em um romântico coreto da Praça Batista Campos.

Filme: A FUGA
Diretor: Douglas Alves Ferreira
Ano: 2015
Duração: 10’
Origem: São Paulo - SP
Classificação: Livre
Sinopse: Em 50 a.C. no antigo Egito, o exército romano está conduzindo
seus mais recentes prisioneiros de guerra pelo deserto. Inconformado, um menino tenta fugir de seus captores.

Filme: NHEENGATU - Um documentário sobre linguagem
Diretor: Ariel Quintela & Mateus Mattara
Ano: 2014           
Duração: 8'20"   
Origem: Santos - SP
Classificação: Livre            
Sinopse: Nheengatu significa "língua geral" e é uma linguagem inventada para que os portugueses pudessem se comunicar com os índios. Hoje, nos deparamos com uma situação parecida, onde o ser humano se comunica através da internet e compartilha mais informações do que em qualquer época de sua existência. Neste cenário, a humanidade enfrenta um dilema: nos separamos por línguas diferentes, em pequenos grupos, ou utilizamos uma só linguagem, permitindo a formação de uma grande sociedade.

Filme: O MURO É O MEIO
Diretor: Eudaldo Monção Jr.
Ano: 2014
Duração: 15’
Origem: Aracaju - SE
Classificação: 10 anos
Sinopse: O documentário aborda as pichações de protesto gravadas nos muros da Universidade Federal de Sergipe. São gritos de revolta pela falta de segurança no campus, estrutura e qualidade de ensino. As pichações são mostradas como formas de indignação, reivindicação e também de comunicação contra a apatia das paredes brancas que abafam os conflitos socioculturais.

Filme: IMORTALIDADE HUMANA
Diretor: Leo Collette & Pedro Gui
Ano: 2014
Duração: 04’34”
Origem: Rio de Janeiro - RJ
Classificação: Livre
Sinopse: Um fotógrafo percorre as ruas da zona portuária do Rio de Janeiro em busca da essência do tempo. Seu olhar sensível capta traços do passado no Rio contemporâneo. Quando as imagens são reveladas, algo peculiar acontece.

Filme: INFERNO
Diretor: Thiago Moulin
Ano: 2015
Duração: 24'59"
Origem: Vitória - ES
Classificação: 12 anos
Sinopse: O crack pelo ponto de vista dos usuários e ex-usuários da droga.

Filme: O VELHO
Diretor: Alexandre Nogueira & Thiago Pelaes
Ano: 2015
Duração: 5’
Origem: Belém - PA
Classificação: Livre
Sinopse: Durante uma tarde na Vila de Joanes, Ilha do Marajó (PA), Edevaldo nos leva a um recorte do seu cotidiano. Seu trabalho, seus temores e o amor que sente pelo lugar onde vive.

Filme: DE ANDADA
Diretor: Marie Kolling
Ano: 2013
Duração: 21’
Origem: Recife - PE
Classificação: Livre
Sinopse: Depois de morar décadas em uma favela, como seria se mudar de lá? Na zona norte de Recife – PE, entre rios e mangues, favelas de palafitas foram demolidas nos últimos anos pelo governo e os moradores reassentados para novas casas em conjuntos habitacionais. O filme retrata a experiência de quatro dessas famílias, como eles estão se adaptando a nova situação de moradia e os desafios e alegrias que eles enfrentam nesse processo. O filme é baseado em uma pesquisa antropológica e traz um olhar da vida cotidiana na periferia da metrópole pernambucana, onde novas casas e vidas estão em construção.

Filme: SELVA DE PEDRAS
Diretor: Fernando Narasaki
Ano: 2014
Duração: 4’08”
Origem: São Paulo - SP
Classificação: Livre
Sinopse: Videoclipe do grupo Ecoalaize e Michael Dread em parceria com o grupo Majestic. Na selva de pedras é assim, eu vejo vários se matando por din din, entre o beco e a viela encontram o fim, meu caminho eu vou trilhando, Jah olha por mim.

Aberto ao público

MOSTRA MEMORABILIA
No dicionário, memorabilia é descrito como “fatos ou objetos, dignos de serem rememorados, que se guardam na lembrança ou como lembrança”Os documentários, independente do tema, tendem a somar para a memória coletiva, enquanto registro dos mais variados aspectos da vida, preservando momentos, pontos de vista, realidades, personalidades, acontecimentos... A Memorabilia traz um rico recorte da produção audiovisual documental brasileira, com trabalhos inscritos no FIM 2015.
Data: 03 de dezembro
Local: Centro de Difusão Cultural Azevedo Picanço
Duração: 88’
Horário: 18h

Filme: PACHA DRON
Diretor: Tabata Franco
Ano: 2014
Duração: 02’17”
Origem: São Paulo - SP
Classificação: Livre
Sinopse: Existe destino, mas existem também as nossas vontades. Pacha Dron, "o caminho da vida" no dialeto cigano.

Filme: ABELARDO
Diretor: Ane Siderman
Ano: 2012
Duração: 15’
Origem: Porto Alegre - RS
Classificação: Livre
Sinopse: Abelardo é um documentário sobre José Antônio da Silva Ballestero, projecionista há 53 anos nos cinemas da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. José Antônio aprendeu o ofício com o pai, Abelardo, que o incentivou a trabalhar na cabine de projeção desde cedo. A história conta a trajetória de um homem simples, mostrando sua visão pura e apaixonada pelo cinema. Os filmes, as lembranças e opiniões se revelam em uma linguagem espontânea e divertida. Abelardo cativa pela forma sincera e simpática do personagem, é um belo relato sobre a difícil profissão de projecionista.

Filme: PEDRA QUE SAMBA
Diretor: Camila Agustini & Roman Lechapelier
Ano: 2015
Duração: 11’
Origem: Rio de Janeiro - RJ
Classificação: Livre
Sinopse: Ensaio sobre a roda de samba que acontece toda semana na Pedra do Sal. Um passeio pelo Circuito da Herança Africana na região do antigo porto do Rio de Janeiro. Uma voz de uma escrava evoca o passado. Construções são demolidas. A cidade não se cansa de se reinventar. Ficam as pessoas. E o samba.

Filme: O HAITI É AQUI
Diretor: Luzo Vinícius Pedroso Reis
Ano: 2014
Duração: 20'
Origem: Cuiabá - MT
Classificação: Livre
Sinopse: Estima-se que desde 2012 o Brasil tenha recebido cerca de 40 mil migrantes haitianos. Destes, 2 mil vieram para a cidade de Cuiabá-MT. O Documentário “O Haiti é Aqui” traz um pouco da realidade destes migrantes na cidade brasileira revelando as dificuldades que vem enfrentando, a expectativa que tinham ao sair do Haiti e como, apesar de tudo, o Brasil continua sendo a esperança de construírem um futuro melhor para eles e para seu país de origem.

Filme: AMEAÇADOS
Diretor: Júlia Mariano
Ano: 2014
Duração: 22’
Origem: PA
Classificação: 14 anos
Sinopse: No Brasil profundo, onde lei e justiça dependem de nome e sobrenome, a luta por um pedaço de terra vira uma questão de vida ou morte. “Ameaçados” mostra pequenos agricultores do sul e sudeste do Pará que lutam por um pedaço de terra para plantar e viver.

Filme: PIOVE, IL FILM DI PIO
Diretor: Thiago Brandimarte Mendonça
Ano: 2012
Duração: 15’
Origem: São Paulo - SP
Classificação: Livre
Sinopse: “Piove” não é um retrato do cineasta esquecido Pio Zamuner. É o estabelecimento de uma relação entre dois diretores e a explicitação de suas regras. O retrato de uma paixão compartilhada por duas gerações em um botequim da Boca. Mas quem dirige quem?

Filme: ÂMBITO DE LIBERDADE
Diretor: Pedro Barbosa & Mariana Martins
Ano: 2013
Duração: 01'46"
Origem: São Paulo - SP
Classificação: Livre
Sinopse: As lições de um professor a encorajar seus alunos de desenho acabam por transcender seu próprio exemplo de superação. Mais que simplesmente o desenho, ele ensina que, na realidade, o medo é combatido com a liberdade.

Entrada franca

MOSTRA FÔLEGO!
+ Votação popular do Prêmio Gengibirra de Audiovisual.
Mostra que carrega o apelo de uma das mais fortes expressões amapaenses. A expressão "Fôlego!" é usada para denotar espanto, surpresa, admiração... E aqui ela dá nome à mostra que é dedicada à produção audiovisual amapaense.  Uma forma de incentivar os realizadores e a produção local, uma busca por novas inspirações, novos ares.
Após a Mostra Fôlego!, o público participa da votação popular do Prêmio Gengibirra de Audiovisual.
Data: 03 de dezembro
Local: Centro de Difusão Cultural Azevedo Picanço
Duração: 125’
Horário: 19h40

Filme: STEREOVITROLA - EXPERIÊNCIAS COM MODELO ANIMAL
Diretor: Daniel Nec
Ano: 2014
Duração: 4’37”
Origem: Macapá - AP
Classificação: Livre
Sinopse: vídeo clipe que trata do reflexo misantropo da passagem cósmica de um ser humano e suas tendências esquizoides a construir uma imagem fragmentada de suas memórias em contraponto a sua estadia não intencional numa floresta equatorial.

Filme: CHURRASCO NA PRAÇA
Diretor: Allan Flexa
Ano: 2015
Duração: 05’42”
Origem: Macapá - AP
Classificação: 16 anos
Sinopse: "Churrasco na Praça" é um vídeo clipe de MC Doido, Cabrero e do cantor Gibson Judah. com a proposta de incentivar os amigos a se reunirem nas praças públicas para fazer um churrasco, acompanhado de um bom vinho e fazer bastante fumaça para se comunicar com nossos sentimentos profundos.

Filme: TURMA, HOJE TEM ARQUEOLOGIA!
Diretor: Iris Moraes
Ano: 2015
Duração: 28’
Origem: Macapá - AP
Classificação: Livre
Sinopse: A arqueologia no Amapá, em meio a um processo de transformação constante das paisagens amazônicas, tem vivenciado novas experiências e estudos. Apesar disso, ainda é um desafio a socialização do conhecimento arqueológico. Nesse ínterim, a comunidade acadêmica, institutos de pesquisas e a sociedade, devem buscar caminhos e um novo olhar acerca da profissão do arqueólogo, do ensino de arqueologia, e dos rumos da pesquisa arqueológica na Amazônia. Este documentário tem como finalidade apresentar os relatos de discentes e pesquisadores sobre o conceitos básicos de arqueologia, possibilidades interdisciplinares de pesquisa, vivencias pedagógicas extraclasse, sejam durante vistas à laboratórios ou a sítios arqueológicos em escavação.

Filme: PARANÓIA
Diretor: Rodrigo Santos de Souza
Ano: 2015
Duração: 5’
Origem: Macapá - AP
Classificação: 10 anos
Sinopse: "Minha paranoia não tem nome. Não matei ninguém com a minha fome. Os monstros que eu vejo são reais. O teu gozo na minha boca é o que me faz voraz". Uma poesia de Mary Paes.

Filme: SANTO CAVALEIRO – A FESTA DE SÃO TIAGO DE MAZAGÃO VELHO
Diretor: Gavin Andrews
Ano: 2012
Duração: 44 min
Origem: Mazagão Velho – AP
Classificação: Livre
Sinopse: Em 1769, a população da colônia portuguesa de Mazagão, na costa marroquina do continente Africano, abandonou a cidade fortificada que defendia contra as investidas dos mouros por mais de dois séculos, transferindo-se para a Amazônia Brasileira. Atualmente, a pequena vila de Mazagão Velho no Amapá se mobiliza todo ano no mês de julho para homenagear seu santo maior com tiros, cavalaria e a remontagem da lendária batalha entre mouros e cristãos, no evento considerado a maior manifestação cultural do estado.

Filme: CAFÉ FOTOGRAFIAS
Diretor: Sady Menescal
Ano: 2015
Duração: 2’36”
Origem: Macapá - AP
Classificação: Livre
Sinopse: Clipe "café fotografias" da banda Nume. Trata do amor pela fotografia, da sensibilidade e brincadeira visual que é o ato de fotografar.

Filme: AGORA JÁ FOI
Diretor: Manuela Oliveira
Ano: 2015
Duração: 19’
Origem: Macapá - AP
Classificação: 12 anos
Sinopse: “Agora já foi” é um curta-metragem espírita produzido em linguagem jovem que aborda o suicídio e aborto. Ana, uma adolescente, vivencia uma gravidez inesperada junto com seu namorado Eduardo. A trama se desenrola entre o conflito de interromper a vida, através do aborto, ou a permissão em receber o filho concretizando sua reencarnação para a vitória do dom mais precioso, a vida!

Filme: ENCANTES - Histórias de Laranjal do Maracá
Diretor: Cassandra Oliveira
Ano: 2015
Duração: 20’
Origem: Macapá - AP
Classificação: Livre
Sinopse: Seu Raimundão guarda as memórias do trabalho que fez nas cavernas, transportando urnas que tinham a “estatura de um cristão”.  Sabá lembra que quando era criança via muitas “tigelas” na mata, mas não sabia o valor que aquilo tinha. Dona Santinha fala do dono do “Buração” e dos encantados de um lugar “misurento”. Enquanto estes personagens contam suas histórias, memórias e lendas, a vida da comunidade de Laranjal do Maracá, no sul do Amapá, segue mesclando a relação material com as cavernas do entorno da comunidade, que ainda guardam objetos arqueológicos, e a reprodução simbólica dos seres encantados que habitam estes lugares sagrados.

Horário: 21h45
Atração musical: RELATOS DE RUA

Entrada franca

MOSTRA CINEMA & EDUCAÇÃO
Data: 03 de dezembro
Local: em breve
Duração: 150’
Horário: 15h

Mostra de produções audiovisuais realizadas em escolas amapaenses. Ao final da exibição, acontece uma roda de conversa com professores e alunos sobre cinema na escola.

Entrada franca

MOSTRA QUINTESSÊNCIA
Para a Cosmologia, a Quintessência seria um elemento de natureza desconhecida responsável pela expansão acelerada do Universo, um agente provocador de transformações e evolução. No audiovisual, ao adotar o experimental como norte, os realizadores propõe novos desafios a si mesmos e ao espectador. Novas e desconhecidas linguagens surgem do cruzamento das já existentes, indo além das classificações, movimentando a roda imaginária da imagem-movimento.
Data: 04 de dezembro
Local: Cine Imperator 3D
Duração: 64’
Horário: 18h30

Filme: FRENTE A FRENTE
Diretor: Guilherme Bonini
Ano: 2015
Duração: 6'04"
Origem: Araraquara - SP
Classificação: 12 anos
Sinopse: Um amor, um mecânico, uma desilusão. O que você faria se não tivesse mais nada a perder? Cansado da rotina e da pena imposta pela solidão, um homem lida frente a frente com seus sentimentos mais profundos e suas ações irreversíveis.

Filme: RITO DE PASSAGEM
Diretor: Juliette Yu-Ming
Ano: 2014
Duração: 11’
Origem: RJ - Brasil / Japão/ China
Classificação: Livre
Sinopse: Numa casa misteriosamente abandonada, um corpo à deriva dança suas memórias. Um filme sobre o devir, a transição e a busca da identidade, “Rito de Passagem” é uma videodança de Butoh dialogando com imagens raras de arquivo e uma trilha sonora misturando sons tradicionais orientais e música contemporânea.
O filme pergunta como o corpo vive e expressa a natureza às vezes violenta da mudança e da transformação. Apesar do sofrimento, ele é um momento de celebração da vida, pois o rito é um limiar que nos abre a porta a infinitas possibilidades de ser.  Nas palavras do Gilles Deleuze: “O eu é apenas um limiar, uma porta, um devir entre duas multiplicidades".

Filme: ATOTÔ
Diretor: Bruno Laet
Ano: 2015
Duração: 15’49”
Origem: Rio de Janeiro - RJ
Classificação: Livre
Sinopse: Nasce Wladimir, filho de Valdemar, um modesto coveiro. O pai transmite ao filho o estranho ofício, tradição familiar, de cavar a própria cova que lhe servirá de lápide.
No cumprimento desse valor espiritual, o tempo despendido entre pai e filho abranda a tristeza da morte e torna o descendente resignado a dar continuidade ao legado moribundo.

Filme: VISLUMBRES
Diretor: Andre Pyrrho
Ano: 2014
Duração: 6'53''
Origem: Natal - RN
Classificação: Livre
Sinopse: No ventre o bebê acredita que o útero é o universo. Ao nascer há um vislumbre de luz e uma mudança de espaço.

Filme: ÓNA
Diretor: Coletivo CRUA
Ano: 2014           
Duração: 05’10”
Origem: Rio de Janeiro - RJ
Classificação: 12 anos
Sinopse: Um poeta realiza uma oferenda à Exu, mensageiro entre Orún e Aye, afim de libertar os caminhos da sua raça que até hoje sofre com um preconceito cultural e estético.

Filme: VERDE CHORUME
Diretor: Roberta Bonoldi
Ano: 2015
Duração: 12’
Origem: SP
Classificação: Livre
Sinopse: Verde Chorume é um filme sensorial. A música dá o clima e o ritmo, enquanto as imagens contam uma história filmada em São Paulo, mas que poderia se passar em qualquer grande cidade de um país subdesenvolvido. Um dia que começa com o comércio numa rua popular e termina num aterro não muito longe dali. Vendedores, carroceiros, consumidores e garis são alguns dos agentes da epopeia que acontece entre o consumo e o descarte.

Filme: ILHAS HUMANAS
Diretor: Manlio Macchiavello
Ano: 2014
Duração: 7’30
Origem: São Luís - MA
Classificação: Livre
Sinopse: Com imagens feitas em livros ao longo de seis anos, o artista plástico Rauricio Barbosa, pintou diferentes cenas do cotidiano. Com a técnica de morphing utilizada por Manlio Macchiavello, surge uma narrativa existencial que procura traduzir cada um de nós, com seus anseios e reflexões. Um video muito delicado, onde é perceptível a transformação do dia a dia e da vida em si. Pessoas, tempo, espaço e sentimentos que abordam todos nós inevitavelmente. O viver contínuo. Um vídeo que procura mostrar a ilha que cada um de nós é!

Entrada franca

LANÇAMENTO “A HISTÓRIA DA ETERNIDADE”
Com a presença do diretor Camilo Cavalcante (PE)
Data: 04 de dezembro
Local: Cine Imperator 3D
Duração: 120’
Classificação: 16 anos
Horário: 19h35

SINOPSE: Em um pequeno vilarejo no sertão, três histórias de amor e desejo revolucionam a paisagem afetiva de seus moradores. Personagens de um mundo romanesco, no qual suas concepções da vida estão limitadas, de um lado pelos instintos humanos, do outro por um destino cego e fatalista.
O enredo é centrado em três mulheres de gerações distintas: Alfonsina (Débora Ingrid), adolescente que nutre paixão pelo tio e sonha em conhecer o mar; Querência (Marcélia Cartaxo), mulher solitária e sofrida, paquerada pelo sanfoneiro cego do lugar; e Das Dores (Zezita Matos), idosa que tem os desejos carnais despertados pelo neto, que veio da cidade grande. Flagradas em fases distintas de suas vidas, essas mulheres vivem histórias marcadas pela intensidade de sentimentos universais como o amor, o desejo e o sonho.

DIRETOR: o cineasta pernambucano Camilo Cavalcante trabalha como produtor, roteirista e diretor desde 1995. Curta-metragista reconhecido e premiado, realizou 14 curtas–metragens em diferentes formatos, do VHS ao digital, passando pelo 16mm e 35 mm, pelos quais já recebeu mais de 120 prêmios em festivais. “A História da Eternidade” é seu primeiro longa- metragem.

Entrada franca

MOSTRA MURALHA
Fim de tarde com atrações musicais acústicas, seguido de mostra de cinema em tela gigante na muralha. Para encerrar a noite, roda de conversa com realizadores convidados. A tradicional Mostra na Muralha da Fortaleza de São José acontece há 8 anos, e exibe produções de diversos gêneros. Uma forma tipicamente amapaense de exibir filmes, que busca agregar todos os tipos de público que circulam pelo entorno do monumento. Uma celebração ao audiovisual e a Fortaleza de São José.
Data: 05 de dezembro
Local: Museu Fortaleza de São José de Macapá

Horário: 16h
Piquenique musical

Horário: 19h - Mostra
Duração: 118’
Filme: DIA DE CÃO
Diretor: Ruy Guerra          
Ano: 2014
Duração: 8'34''
Origem: Salvador- BA
Classificação: Livre
Sinopse: Dia de Cão mostra a sina de João, um homem idoso e desempregado que vê em um filhotinho de cão perdido, uma possibilidade de ser visto pela sociedade que já o ignora. João vive em busca de um espaço no mercado de trabalho, mas sofre com o preconceito estigmatizado pelo envelhecimento. É um drama que traz uma crítica social construída com humor.

Filme: MEU VERSO
Diretor: Eliezer França
Ano: 2013
Duração: 2’51”
Origem: Belém - PA
Classificação: Livre
Sinopse: Meu Verso é um clipe produzido para a música da paraense Lia Sophia. O vídeo mostra o último passeio de canoa de uma senhora pelos rios do lugar onde viveu: a Amazônia.

Filme: TEMPOS IDOS
Diretor: Mauricio Rizzo
Ano: 2013
Duração: 15’
Origem: Rio de Janeiro - RJ
Classificação: Livre
Sinopse: A relação de um casal de 3ª idade vive um momento de instabilidade quando vem à tona uma longínqua e nebulosa traição, surgida a partir de um ato falho do marido. É Sônia, sua filha, quem tem a importante tarefa de resgatar a bonita história de amor dos pais, mesmo após sua morte. Mexendo em uma caixa, ela tem acesso a um tesouro de recordações.

Filme: ANDARILHAS
Diretor: Gustavo Freitas
Ano: 2014
Duração: 15’
Origem: Brasília-DF
Classificação: 14 anos
Sinopse: Uma reflexão ousada sobre a mobilidade urbana na capital do país sob o olhar de duas Drag Queens.  Para discutir gênero e mobilidade, o filme imerge as Andarilhas nos espaços sociais urbanos para entender os conflitos de mobilidade dos indivíduos.  A pauta gira em torno do universo Queen pelo estudo do feminino, como a integridade da mulher no transporte, e ainda no âmbito histórico das Drag Queens, pelos espaços LGBT, e as formas alternativas de se viver na cidade sem carro. Andarilhas é um filme sobre gênero, sexualidade, performance e direitos civis.

Filme: AMIZADE INUSITADA
Diretor: Arthur P. Motta
Ano: 2015
Duração: 01’07”
Origem: Vitória - ES
Classificação: Livre
Sinopse: Uma criança brinca numa pilha de lixo, construindo um robô feito de latas, caixas de papelão e sucata, para que seja seu amigo. A mãe da criança a vê brincando no lixo e a leva embora, deixando o robô para trás. O robô então ganha vida, e sensibilizado pelo sentimento de amizade que lhe foi compartilhado, sai em uma missão para se encontrar novamente com a criança.

Filme: QUITO
Diretor: Rui Calvo
Ano: 2014
Duração: 22'15''
Origem: São Paulo - SP
Classificação: 14 anos
Sinopse: Quito é um adolescente que não está confortável com o seu modo de ser. Ele quer ter dinheiro para tirar carta de motorista e mudar tudo em sua vida. O seu desconforto cresce quando conhece Benê, um garoto que parece mais à vontade para fazer o que quer.

Filme: CANCHA - ANTIGAMENTE ERA MAIS MODERNO
Diretor: Luciano Mariz
Ano: 2013
Duração: 18’
Origem: Campina Grande - PB
Classificação: Livre
Sinopse: Pedro Souto Guimarães, conhecido também como "Pedro Cancha" se permite viver realisticamente até suas fantasias mais ficcionais, tão reais, quanto seus passeios em plena década de 1970, no centro de Campina Grande-PB, com sua saia que se fazia discreta ao se comparar com sua presença performática.
A trajetória de um personagem e sua verdadeira história ficcional ou de uma ficcional história verdadeira sobre um homem, suas ideologias, sobre uma época, suas nuances e contrastes, sobre ter cancha, sobre ser cancha...
Filme: CICLO URBANO
Diretor: Washington Assis
Ano: 2015
Duração: 15’
Origem: São Paulo - SP
Classificação: Livre
Sinopse: O documentário aborda, por meio de quatro personagens (uma bancária, um fotógrafo, um entregador de frutas e legumes, e um entregador de hambúrguer) as alegrias e desafios de pedalar pela cidade de São Paulo.

Filme: OS ATRASOS DA SOL
Diretor: Alessandra Martins e Henrique Ajala
Ano: 2015           
Duração: 10’37”
Origem: São Paulo - SP
Classificação: Livre
Sinopse: Sol é uma criança inspiradora, com tanta luz interna, que possui um ponto de luz no topo de sua cabeça. Por causa de alguns atrasos para chegar até a escola, sua mãe passa a investigar mais de perto a rotina de sua filha e, ao observar a menina, descobre a beleza das pequenas coisas da vida e o ritmo desacelerado que esse olhar demanda.

Filme: HASTA EL DOMINÓ SIEMPRE
Diretor: Rodrigo Pinto, Tian Cartien, Ricardo Tique, Sebastian Tomaz
Ano: 2014           
Duração: 9’
Origem: San Antonio de Los Baños - Habana - Cuba
Classificação: Livre
Sinopse: As ruas de Havana vibram a todo momento. As pessoas as ocupam e praticam todos os seus "deportes callejeros". Das crianças aos velhos. Do futebol ao dominó. Sempre.

Horário: 21h
Roda de conversa com realizadores e convidados.

Aberto ao público

FESTA DE ENCERRAMENTO
+ Entrega do Prêmio Gengibirra de Audiovisual
Data: 06 de dezembro
Local: Espaço Caos – Arte e Cultura
Horário: 19h
Entrada: R$ 8
+ 18 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...