01/10/2015

Documentário “Território do Brincar” tem exibição pública em Macapá.

A sessão acontece dia 10 de outubro, às 19h, na Praça Floriano Peixoto.

Percorrer o Brasil de Norte a Sul com a ideia de revelar os seres humanos por meio dos gestos das crianças. Foi com esse objetivo que o casal Renata Meirelles e David Reeks – ela pedagoga e ele documentarista – partiu, em 2012, para uma jornada que durou dois anos. Dessa viagem, nasceu o projeto Território do Brincar.
Renata e David, que assinam juntos a direção do longa, visitaram comunidades rurais, indígenas, quilombolas, litorâneas, grande metrópoles e sertões. “Queremos comunicar ao mundo que, ao contrário do que quase todos os adultos com quem conversamos pensam, a crianças brincam, sim. Esse mantra do adulto de que “A criança de hoje em dia não sabe mais brincar” é um reflexo claro de que não sabemos mais olhar a criança”, afirma Renata.
“Em última instância, quanto mais acreditamos que as crianças não brincam, mais teremos que ocupar seu tempo ocioso com serviços, cursos ou instituições, e consumir brinquedos e aparelhos eletrônicos”, pondera a pedagoga. “Por isso, precisamos saber que cavoucar a terra, procurar insetos nas plantas, brincar de casinha, construir brinquedos e tantos outros aspectos, são necessidades essenciais das crianças e correspondem ao seu brincar atual e atemporal”, completa Renata.
Em Macapá, a ação é coordenada pelo Festival Imagem-Movimento - FIM, com apoio do SESC/AP, integrando um circuito nacional de exibição de “Território do Brincar” em diversas cidades pelo Brasil, buscando promover diálogos sobre as tantas infâncias existentes no país. A exibição acontece dia 10 de outubro, na Praça Floriano Peixoto, a partir das 19h, em sessão gratuita e livre para todos os públicos.
A exibição do longa será acompanhada de roda de conversa com educadores e artistas que buscam um resgate de olhares sobre a infância, sensibilizando a sociedade sobre a importância do brincar.

SERVIÇO:
Exibição pública do documentário “Território do Brincar”
Data: 10 de outubro
Local: Praça Floriano Peixoto – Centro
Horário: 19h
Classificação livre.

ASCOM/FIM

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...