30/11/2015

03 de dezembro: MOSTRA MEMORABILIA



No dicionário, memorabilia é descrito como “fatos ou objetos, dignos de serem rememorados, que se guardam na lembrança ou como lembrança”Os documentários, independente do tema, tendem a somar para a memória coletiva, enquanto registro dos mais variados aspectos da vida, preservando momentos, pontos de vista, realidades, personalidades, acontecimentos... A Memorabilia traz um rico recorte da produção audiovisual documental brasileira, com trabalhos inscritos no FIM 2015.
A sessão acontece dia 03 de dezembro, no Centro de Difusão Cultural Azevedo Picanço, a partir das 18h. Entre os temas abordados, destaque para questões como as disputas de terra com grileiros no Pará, a imigração haitiana para o Brasil, preservação de memória cultural, assim como documentários metalinguísticos com profissionais de cinema, entre outros. Uma sessão crítica e enriquecedora ao revelar nuances de um Brasil plural.

Filme: PACHA DRON
Diretor: Tabata Franco
Ano: 2014
Duração: 02’17”
Origem: São Paulo - SP
Classificação: Livre
Sinopse: Existe destino, mas existem também as nossas vontades. Pacha Dron, "o caminho da vida" no dialeto cigano.

Filme: ABELARDO
Diretor: Ane Siderman
Ano: 2012
Duração: 15’
Origem: Porto Alegre - RS
Classificação: Livre
Sinopse: Abelardo é um documentário sobre José Antônio da Silva Ballestero, projecionista há 53 anos nos cinemas da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. José Antônio aprendeu o ofício com o pai, Abelardo, que o incentivou a trabalhar na cabine de projeção desde cedo. A história conta a trajetória de um homem simples, mostrando sua visão pura e apaixonada pelo cinema. Os filmes, as lembranças e opiniões se revelam em uma linguagem espontânea e divertida. Abelardo cativa pela forma sincera e simpática do personagem, é um belo relato sobre a difícil profissão de projecionista.

Filme: PEDRA QUE SAMBA
Diretor: Camila Agustini & Roman Lechapelier
Ano: 2015
Duração: 11’
Origem: Rio de Janeiro - RJ
Classificação: Livre
Sinopse: Ensaio sobre a roda de samba que acontece toda semana na Pedra do Sal. Um passeio pelo Circuito da Herança Africana na região do antigo porto do Rio de Janeiro. Uma voz de uma escrava evoca o passado. Construções são demolidas. A cidade não se cansa de se reinventar. Ficam as pessoas. E o samba.

Filme: O HAITI É AQUI
Diretor: Luzo Vinícius Pedroso Reis
Ano: 2014
Duração: 20'
Origem: Cuiabá - MT
Classificação: Livre
Sinopse: Estima-se que desde 2012 o Brasil tenha recebido cerca de 40 mil migrantes haitianos. Destes, 2 mil vieram para a cidade de Cuiabá-MT. O Documentário “O Haiti é Aqui” traz um pouco da realidade destes migrantes na cidade brasileira revelando as dificuldades que vem enfrentando, a expectativa que tinham ao sair do Haiti e como, apesar de tudo, o Brasil continua sendo a esperança de construírem um futuro melhor para eles e para seu país de origem.

Filme: AMEAÇADOS
Diretor: Júlia Mariano
Ano: 2014
Duração: 22’
Origem: PA
Classificação: 14 anos
Sinopse: No Brasil profundo, onde lei e justiça dependem de nome e sobrenome, a luta por um pedaço de terra vira uma questão de vida ou morte. “Ameaçados” mostra pequenos agricultores do sul e sudeste do Pará que lutam por um pedaço de terra para plantar e viver.

Filme: PIOVE, IL FILM DI PIO
Diretor: Thiago Brandimarte Mendonça
Ano: 2012
Duração: 15’
Origem: São Paulo - SP
Classificação: Livre
Sinopse: “Piove” não é um retrato do cineasta esquecido Pio Zamuner. É o estabelecimento de uma relação entre dois diretores e a explicitação de suas regras. O retrato de uma paixão compartilhada por duas gerações em um botequim da Boca. Mas quem dirige quem?

Filme: ÂMBITO DE LIBERDADE
Diretor: Pedro Barbosa & Mariana Martins
Ano: 2013
Duração: 01'46"
Origem: São Paulo - SP
Classificação: Livre
Sinopse: As lições de um professor a encorajar seus alunos de desenho acabam por transcender seu próprio exemplo de superação. Mais que simplesmente o desenho, ele ensina que, na realidade, o medo é combatido com a liberdade.
SERVIÇO:
Data: 03 de dezembro
Local: Centro de Difusão Cultural João Batista de Azevedo Picanço
Horário: 18h
Classificação: 14 anos
Entrada franca

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...