28/11/2015

02 de dezembro: Mostra Miscelânea


A Mostra Miscelânea apresenta produções de todos os cantos do país, trazendo em seu conceito a essência da origem do povo brasileiro: uma mistura de sotaques, expressões e rostos que se estende para o audiovisual, com filmes de grande ou pequeno orçamento, produções de estúdio ou caseiras circulando livremente pelo mesmo espaço.
A sessão, que acontece dia 02 de dezembro, no Centro de Difusão Cultural Azevedo Picanço, a partir das 18h30, desenha um panorama atual e diverso do cinema de curta-metragem produzido no Brasil. São 16 filmes, muitos trilhando bonitos caminhos em festivais nacionais e internacionais, colecionando prêmios e menções honrosas em aspectos técnicos e artísticos.
Acompanhe todos os detalhes da programação do XII FIM também pela fanpage www.facebook.com/festivalfim e pelo evento https://www.facebook.com/events/964063783632021/. Mas antes, confira os filmes que serão exibidos dia 02 de dezembro, na Mostra Miscelânea:
Filme: INDIANÓPOLIS, MEU AMOR
Diretor: Guilherme Ferraro
Ano: 2015
Duração: 19’
Origem: São Paulo - SP
Classificação: 14 anos
Sinopse: Em uma inoportuna noite na Avenida Indianópolis, um casal se conhece. Ou se reencontra.

Filme: CADERNOS DA GUERRA
Diretor: Alan Mendonça Furtado
Ano: 2014
Duração: 10’40”
Origem: Viamão - RS
Classificação: 14 anos
Sinopse: Em setembro de 1944, o "Diário Carioca" enviou o escritor Rubem Braga à Itália. Como correspondente de guerra, ele esteve junto à Força Expedicionária Brasileira, a FEB, e testemunhou os últimos meses da Segunda Guerra Mundial. Após o encontro inesperado com duas italianas, o escritor reflete sobre a afetividade, a violência da guerra e a necessidade de esquecer.

Filme: OPERAÇÃO ORQUÍDEA
Diretor: Paulo Siqueira
Ano: 2014
Duração: 12’
Origem: São Paulo - SP
Classificação: 10 anos
Sinopse: Camila Junqueira, neta do conceituado policial aposentado Olavo Junqueira, é misteriosamente sequestrada. A dupla de policiais Raquel e Gustavo, chamados por Olavo, começam a investigar e percebem que o sequestro é muito mais misterioso do que eles pensavam.

Filme: A VOZ DO POVO
Diretor: Germano Weiss
Ano: 2014
Duração: 22’
Origem: Rio de Janeiro - RJ
Classificação: 16 anos
Sinopse: Cleiton é o locutor de promoções do supermercado Superbaratão, e sonha em um dia se tornar âncora de telejornal. Além de buscar uma vida melhor, ele quer ter seu talento reconhecido. A rotina de trabalho e a pobreza o incomodam assim como uma mosca que nunca lhe deixa em paz. Uma oportunidade de realizar seu sonho faz com que seu comportamento mude diante da vida e das pessoas que estão a sua volta.  

Filme: TODAS AS COISAS SÃO UMA METÁFORA SOBRE A MORTE
Diretor: Beto Waite
Ano: 2015
Duração: 20’
Origem: Rio de Janeiro- RJ
Classificação: 14 anos
Sinopse: Um filme sobre o espaço vazio deixado pela morte, sobre as relações humanas e como as metáforas criadas pela arte ajudam a significar a vida. 
Filme: GOTAS DE FUMAÇA
Diretor: Ane Siderman
Ano: 2013
Duração: 21’
Origem: Porto Alegre - RS
Classificação: 14 anos
Sinopse: Bibi é uma viúva que vive com seu gato em seu pequeno apartamento. Aos setenta anos, refugiada em seu próprio mundo, apenas se relaciona com os seus vizinhos. Até que decide sair da toca para ajudar sua vizinha Julieta. Acabam criando uma relação às margens da solidão, identificadas na angústia comum da espera da morte.
Filme: PELOS OLHOS DO BESOURO
Diretor: Mickael Couturier & Myrza Muniz
Ano: 2015
Duração: 16’
Origem: Rio de Janeiro - RJ
Classificação: Livre         
Sinopse: Um jovem casal irreverente ameaçado pela presença de um drone que os espia, decide roubar as joias da família e fugir rumo à Costa Verde. A espiã, uma menina de 12 anos que sonha com a liberdade, planeja seu próprio sequestro para fugir com eles.

Filme: MINHAS PIORES LEMBRANÇAS DO FIM DO MUNDO SÃO AQUELAS QUE NÃO GUARDEI NEM POR UM SEGUNDO.
Diretor: Danilo Godoy
Ano: 2014
Duração: 20’
Origem: São Paulo - SP
Classificação: 12 anos
Sinopse: Uma fita VHS rotulada "Barcelona 1989" carrega um pedaço trágico do passado de Maria. Enquanto assiste à fita, um misterioso motoboy para diante de sua casa. A tímida observação transforma-se rapidamente em voyeurismo, misturando-se às lembranças de Maria, que a levam ao inesperado encontro de uma professora de Ikebana.

Filme: ÁGUA
Diretor: Giulia Góes
Ano: 2014
Duração: 15’44”
Origem: Porto Alegre - RS
Classificação: 12 anos
Sinopse: Lucas passa os dias em seu apartamento, tentando lidar com o luto.

Filme: CIRANDA DOS OLHOS CANSADOS
Diretor: Anelise Rodrigues
Ano: 2015
Duração: 19’30”
Origem: São Paulo - SP
Classificação: Livre
Sinopse: É de notável dificuldade falar sobre esse tema pois, às vezes, nem mesmo as pessoas mais velhas tem noção do que entender deste período de suas vidas. Mas afinal, o que é velhice? É um último estágio do corpo físico? É um estado de espírito onde se tem como prioridade descansar a alma e se abster do caos do mundo? Como ela se faz presente na vida de uma pessoa? Como é ter consciência de que os anos de sua vida já foram quase todos levados pelo tempo?

Filme: O FORASTEIRO
Diretor: Diogo Cronemberger
Ano: 2014
Duração: 25’16”
Origem: São Raimundo Nonato- PI
Classificação: 16 anos
Sinopse: A história de um homem que, no sertão do Piauí, luta contra o mundo cíclico e obsessivo de violência em que se encontra preso.

Filme: OLHOS DE BOTÃO
Diretor: Marlom Meirelles
Ano: 2015
Duração: 18’
Origem: Bezerros - PE
Classificação: 12 anos
Sinopse: Uma casa, no pacato interior pernambucano, abriga Dora e Miguel. Sem filhos ou parentes, levam uma vida calma e, após tantos anos juntos, eles mal tem o que conversar para com o outro. Este era o retrato de suas vidas até a chegada de Júlia.

Filme: EU QUERIA SER ARREBATADA, AMORDAÇADA E, NAS MINHAS COSTAS, TATUADA.
Diretor: Andy Malafaia
Ano: 2015
Duração: 16’30”
Origem: Rio de Janeiro - RJ
Classificação: 16 anos
Sinopse: Silvana quer fugir.
Serviço:
XII FIM – MOSTRA MISCELÂNEA
Dia: 02 de dezembro
Horário: 18h30
Local: Centro de Difusão Cultural João Batista de Azevedo Picanço
Classificação: 16 anos
Entrada franca

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...