21/11/2015

MOSTRA DE ABERTURA do XII FIM


Largada oficial da XII edição do Festival Imagem-Movimento, a Mostra de Abertura tradicionalmente acontece em praças de Macapá, como ferramenta de ocupação e valorização dos espaços públicos da cidade. Este ano o evento acontece na Praça da Bandeira, dia 01 de dezembro, a partir das 19h, e apresenta uma seleção de curtas-metragens de temáticas, técnicas e origens diversas, como Bahia, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires.
O espetáculo "Os Acrobatas" abre a programação com um número baseado no poema "Acrobatas" de Vinícius de Moraes.  Dois artistas circenses e seus respectivos aparelhos, a lira (um aro suspenso, preso por uma corda), e um tecido, conhecido no circo contemporâneo como tecido acrobático, desenvolvem entre uma poesia e outra suas performances, ora solo, ora dueto, ambos permeados pela sonoridade de uma guitarra e seus efeitos.
Após a exibição de filmes, a noite ganha ainda mais encantamento com a participação especial da Banda Nume, formada pelos amigos Tarcisio Lima, Felipe Medeiros, Denison Carlos e Wanderson Lobato, que deram início aos seus trabalhos em setembro de 2014. A banda vem se destacando no cenário independente nacional com composições autorais de influências folk e psicodélica, como The Beatles, Os Mutantes, Pink Floyd, Júpiter Maçã, aliados ao brega regional e guitarrada paraense. Essa mistura resultou no "som da Amazônia espacial", nome dado pela banda a esta novidade sonora.
Acompanhe todos os detalhes da programação do XII FIM também pela fanpage www.facebook.com/festivalfim e pelo evento https://www.facebook.com/events/964063783632021/. Mas antes, confira os filmes exibidos dia 01 de dezembro, na Mostra de Abertura:

Abertura: Os Acrobatas




Mostra:
Filme: RETICÊNCIAS
Diretor: Nathalia Cavalcante
Ano: 2013
Duração: 12’
Origem: Curitiba - PR
Classificação: livre
Todos os dias, Joana, uma senhora solitária, visita a biblioteca. A cada dia, lê um livro, em voz alta. As pessoas passam sem interrompê-la. Mas um dia, a sua rotina é modificada e, com isso, tenta buscar uma forma de se desvencilhar da solidão.

Filme: O CÉU SOBRE OS TEUS OMBROS
Diretor: Luiz Maximiano
Ano: 2015
Duração: 15’30’’
Origem: São Paulo - SP
Classificação: Livre
Sinopse: Uma série de estranhos eventos se passa enquanto homem dirige seu carro por uma estrada isolada.

Filme: GUIDA
Diretor: Rosana Urbes
Ano: 2014
Duração: 11’20”
Origem: São Paulo - SP
Classificação: Livre
Sinopse: Guida, uma doce senhora que há 30 anos trabalha como arquivista no Fórum da cidade, tem sua rotina entediante modificada ao se deparar com um anúncio para aulas de modelo vivo em um centro cultural. Através da sensibilidade criativa da personagem, o filme propõe uma reflexão sobre a retomada da inspiração artística, a arte como agente transformador e o conceito do belo.

Filme: O FILME DE CARLINHOS
Diretor: Henrique Filho
Ano: 2014
Duração: 20’
Origem: Ipiaú- BA
Classificação: Livre
Sinopse: Carlinhos, garoto sonhador e apaixonado por cinema, quer fazer um filme de terror na pequena cidade onde mora, Ipiaú, no interior da Bahia. Com ajuda dos seus amigos da escola e estímulo do dono de uma videolocadora, Seu Joaquim, Carlinhos se dedica para realizar seu sonho.

Filme: LA DUDA
Diretor: Philippe Noguchi
Ano: 2015
Duração: 14’41”
Origem: Rio de Janeiro- RJ
Classificação: Livre
Sinopse: Duda é dúvida, em espanhol. É também como os amigos conhecem Maria Eduarda, uma jovem estudante de cinema incapaz de escrever o roteiro da própria vida. Duda sempre deu um jeito de driblar sua indecisão. Decidida que encontrara um remédio definitivo pra sua fobia, sua certeza desaba diante da escolha mais importante que já precisou fazer.

Filme: PERSEO
Diretor: María Florencia Sosa
Ano: 2013
Duração: 11’
Origem: Buenos Aires - Argentina
Classificação: 12 anos
Sinopse: Malena vive com seu gato Perseus em um prédio antigo em Buenos Aires. Sua vida é calma, no entanto, há uma vizinha cuja presença a inquieta. Um dia, Perseus não aparece em nenhum lugar. Chamando, Malena escuta miados e um barulho estranho. Perseus desapareceu. Ela pressente o que aconteceu.


Filme: PALHAÇOS ANÔNIMOS
Diretor: Edu Camargo & Gabriel do Valle
Ano: 2015
Duração: 15’
Origem: Curitiba- PR
Classificação: Livre
Sinopse: Respeitável público, apresentamos o drama dos palhaços que perceberam que a lágrima nunca é vazia, mas o riso pode ser. Quando cada riso da plateia parecer um riso a menos em seu coração, é hora de visitar a sala de terapia dos Palhaços Anônimos.


Encerramento: banda NUME


SERVIÇO:
XII FIM – MOSTRA DE ABERTURA
Dia: 01 de dezembro
Horário: 19h
Local: Praça da Bandeira
Classificação: 12 anos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...