30/11/2011

Alunos praticam interpretação frente as câmeras

Em mais um dia do curso “O ator no cinema”, o ministrante Aluizio Guimarães começou as atividades fazendo uma leitura sobre as diferenças da atuação no teatro e no cinema. Em seguida, discutiu com os alunos sobre a importância de realizar as devidas adaptações e de como é essencial que se pareça mais natural possível. Antes de começar a parte prática, uma grata surpresa: o cineasta paraense Cássio Tavernad que veio prestigiar o curso do novo amigo, Aluizio. Sinta o clima do que rolou nesta tarde através dos registros feitos pelos olhos clínicos de Aog Rocha, Maksuel Martins e Mário Dias.

O exercício de hoje foi colocar os atores diante de uma câmera para que eles interpretassem o texto, previamente feito por eles, e passassem pela análise do diretor para que indicasse onde o ator deveria mudar para adaptar para a telinha.

Para Alcemy Araújo, apesar da experiência no teatro e TV, a linguagem do cinema e da TV são parecidas, mas cada uma tem suas particularidades. Segundo ele, esta é uma oportunidade única, visto que um curso voltado para atores no cinema não é comum acontecer em Macapá, e considera que o conteúdo passado por Aluízio é muito rico de detalhes que, parecem pequenos, mas fazem toda a diferença.

Raimundo Tito disse que não tem muita experiência em atuar, seu interesse maior é no ramo da direção de cinema. Entretanto, ele veio aprender um pouco mais sobre como atuar e, ao mesmo tempo, absorver os conhecimentos do cineasta em direção de cinema para por em prática em uma produção futura. Mas, assim como nos outros dias, ninguém ficou parado. Além da experiência no vídeo, os alunos foram divididos em duplas e fizeram pequenas simulações. Tudo isso regado a muitas risadas.

Ainda hoje, saiba como foi a terceira sessão do Clube de Cinema Especial com filme “Borras de Café” que contará com a presença do diretor da obra, Aluizio Guimarães. Tchau!!!


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...